Quinta-feira, 7 fev 2008 - 09h27

Com transmissão ao vivo, Atlantis parte em direção à ISS

Continua sem interrupção a contagem regressiva para o lançamento do ônibus espacial Atlantis. Se não houver suspensão, a nave deverá partir de Cabo Canaveral, na Flórida, às 17h45 pelo horário de Brasília, e como das vezes anteriores, será retransmitida na íntegra pelo Apolo11Channel. A janela de lançamento é de apenas 10 minutos.


Tempo pode atrapalhar
No entanto, boletins fornecidos pelo laboratório de meteorologia da Nasa informam que uma frente fria se dirige em direção ao Centro Espacial Kennedy e deve chegar à região no momento do lançamento da Atlantis, reduzindo para 30% as chances de boas condições do tempo para a decolagem. Esse sistema deve permanecer sobre a Flórida Central, diminuindo também as condições meteorológicas para lançamentos na sexta-feira e sábado.

A agência americana mantém severas regras meteorológicas que incluem limites para o topo das nuvens e possibilidades de tempestades com raios tanto no local de lançamento e adjacências bem como próximos aos locais de aterrisagem de emergência.


Atenção aos sensores
Apesar das condições do tempo serem instáveis, todos os sistemas estão operando normalmente e os tanques de combustível líquido começaram a ser preenchidos às 08h15 desta manhã. Mesmo sendo uma operação corriqueira e completamente automática, a tarefa está sendo monitorada com toda a cautela. O motivo é o comportamento dos quatro sensores de corte de combustível, que em dezembro de 2007 apresentaram problemas horas antes do lançamento e impediram o lançamento da nave.

O objetivo da missão, oficialmente chamada STS-122, será o de acoplar a nave norte-americana ao complexo espacial ISS no próximo sábado, dia 9, às 15h25. Durante a permanência no espaço, os astronautas deverão realizar uma das mais importantes tarefas na construção da Estação Espacial, anexando à ela o laboratório europeu Columbus, de 6.8 metros de comprimento e 4.4 metros de diâmetro.

Columbus ainda não está no espaço e será transportado em partes dentro do compartimento de carga da Atlantis, que será aberto às 19h10, durante a segunda órbita do ônibus. No momento do lançamento o peso estimado do laboratório será de 12.7 toneladas.

Para a montagem do Columbus do lado externo da ISS, a Nasa programou três atividades extraveiculares (EVAs ou passeios espaciais). A construção do módulo estará sendo comandada pelo astronauta alemão Hans Schlegel, que durante a primeira missão externa auxiliará na instalação e efetuará a energização do laboratório. Segundo os engenheiros norte-americanos, o "passeio" externo de Schlegel poderá ser um dos mais longos da história da ISS.

Vaja abaixo a programação da Nasa TV para as primeiras horas da missão:
12h45 - Início da transmissão da missão STS-122
17h45 - Lançamento da Atlantis
17h47 - Separação dos foguetes de combustível sólido
17h53 - MECO (main Engine Cutoff ou corte dos motores principais)
17h55 - Transmissão comutada para o Jonhnson Space Center (Centro de controle da missão, Texas)
17h58 - Transmissão comutada para o Kennedy Space Center (Centro de lançamento, Flórida)
17h58 - Replay do lançamento
18h30 - Replay do lançamento
18h45 - Coletiva de imprensa
19h10 - Abertura do compartimento de carga (pode não ser transmitido)
22h00 - Replay das imagens de engenharia relativas à ascensão da nave
22h35 - Replay das imagens de engenharia relativas ao lançamento da nave
23h45 - Tripulação inicia período de sono
00h00 - Melhores momentos
07h45 - Tripulação acorda

Fotos: No topo, nave Atlantis momentos antes de ser abastecida com 1.5 milhões de litros de combustível líquido. Crédito: Nasa. Ma seqüência, laboratório europeu Columbus durante os preparativos nas dependências do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. No detalhe, o astronauta Leopold Eyharts, tendo ao fundo o laboratório Columbus. Eyharts deverá permanecer no espaço junto à tripulação da ISS. Clique sobre as fotos para amplia-las. Crédito: ESA/NASA.

Leia também:
Faça um tour pelas plataformas de lançamento da NASA Conheça a sequência de lançamento dos ônibus espaciais

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron