Sexta-feira, 8 jun 2007 - 09h19
Com transmissão ao vivo, Atlantis parte hoje rumo à ISS
Segue firme e sem interrupções a contagem regressiva para o lançamento da missão STS-117 do Ônibus Espacial Atlantis. O evento deve ocorrer às 20h30 pelo horário de Brasília e será transmitido ao vivo pela NASA TV, com retransmissão simultânea aqui no Apolo Channel .
![]() Segundo a meteorologista Kathy Winters, responsável pelo monitoramento meteorológico na região do lançamento, as chances de mau tempo próximo à plataforma diminuíram ainda mais nas últimas 24 horas, ficando agora ao redor de 20%. "Apesar de prevermos chuvas típicas no período da tarde, elas deverão se desenvolver a oeste da área de lançamento e não teremos problemas no momento da partida", explicou. Kathy também confirmou que o tempo não deve ser empecilho durante o abastecimento do tanque externo de combustível, que deverá ser iniciado às 10h30 desta manhã. Durante a operação, que também pode ser acompanhada ao vivo pelo Apolo Channel , aproximadamente 1,5 milhões de litros de oxigênio e hidrogênio líquidos serão injetados no gigantesco tanque externo de cor laranja. Esse combustível é que alimenta os três motores principais do ônibus espacial e são consumidos totalmente nos 8 primeiros minutos do lançamento, à razão de mais de 3 mil litros por segundo. Em seguida o tanque é descartado.
A missão STS-117 terá a bordo sete astronautas, todos norte-americanos, e será comandada pelo coronel da marinha Frederick Sturckow, veterano de duas missões, auxiliado pelo piloto da força-aérea, coronel Lee Archambault. O objetivo da missão STS-117 será dar continuidade à construção da Estação Espacial Internacional, ISS, onde serão instalados mais dois seguimentos de vigas, além de outro par de painéis solares necessários à geração de energia elétrica na ISS.
![]() Esse gigantesco fluxo contínuo de água cria uma espécie de tapete ou colchão de absorção sonoro. Chamada de "Sound Suppression System", ou sistema de supressão sonoro, o sistema é capaz de reduzir a gigantesca pressão sonora dentro dos compartimentos de carga para 142 decibéis, abaixo do nível requerido de 145 decibéis. De acordo com engenheiros da NASA, 9 segundos após o lançamento as bombas chegam a lançar até 3 milhões de litros de água por minuto.
![]() Sem o sistema de absorção de ruídos, a pressão sonora poderia danificar os diversos instrumentos levados a bordo, além de ser a causa de estresse mecânico em diversas peças que compõe o isolamento térmico da nave. Fotos: No topo, ônibus espacial Atlântis sobre a plataforma de lançamento na Flórida. Na seqüência, momentos de teste do sistema de supressão de ruído mostrando a gigantesca quantidade de água sendo bombeada. Clique nas imagens para ampliá-las. Todas as imagens: cortesia NASA. Muito mais sobre o Ônibus Espacial LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A tragédia do homem é o que morre dentro dele enquanto ainda está vivo" - Albert Schweiter -