Sexta-feira, 8 jun 2007 - 09h19

Com transmissão ao vivo, Atlantis parte hoje rumo à ISS

Segue firme e sem interrupções a contagem regressiva para o lançamento da missão STS-117 do Ônibus Espacial Atlantis. O evento deve ocorrer às 20h30 pelo horário de Brasília e será transmitido ao vivo pela NASA TV, com retransmissão simultânea aqui no Apolo Channel .

Segundo a meteorologista Kathy Winters, responsável pelo monitoramento meteorológico na região do lançamento, as chances de mau tempo próximo à plataforma diminuíram ainda mais nas últimas 24 horas, ficando agora ao redor de 20%. "Apesar de prevermos chuvas típicas no período da tarde, elas deverão se desenvolver a oeste da área de lançamento e não teremos problemas no momento da partida", explicou.

Kathy também confirmou que o tempo não deve ser empecilho durante o abastecimento do tanque externo de combustível, que deverá ser iniciado às 10h30 desta manhã. Durante a operação, que também pode ser acompanhada ao vivo pelo Apolo Channel , aproximadamente 1,5 milhões de litros de oxigênio e hidrogênio líquidos serão injetados no gigantesco tanque externo de cor laranja. Esse combustível é que alimenta os três motores principais do ônibus espacial e são consumidos totalmente nos 8 primeiros minutos do lançamento, à razão de mais de 3 mil litros por segundo. Em seguida o tanque é descartado.

A missão STS-117 terá a bordo sete astronautas, todos norte-americanos, e será comandada pelo coronel da marinha Frederick Sturckow, veterano de duas missões, auxiliado pelo piloto da força-aérea, coronel Lee Archambault. O objetivo da missão STS-117 será dar continuidade à construção da Estação Espacial Internacional, ISS, onde serão instalados mais dois seguimentos de vigas, além de outro par de painéis solares necessários à geração de energia elétrica na ISS.


Sistema de absorção de Ruídos
Talvez você não tenha reparado, mas no momento da ignição dos foguetes principais, mais de 1 milhão de litros de água são bombeados em uma espécie de caverna, abaixo da plataforma de lançamento do ônibus espacial.

Esse gigantesco fluxo contínuo de água cria uma espécie de tapete ou colchão de absorção sonoro.

Chamada de "Sound Suppression System", ou sistema de supressão sonoro, o sistema é capaz de reduzir a gigantesca pressão sonora dentro dos compartimentos de carga para 142 decibéis, abaixo do nível requerido de 145 decibéis. De acordo com engenheiros da NASA, 9 segundos após o lançamento as bombas chegam a lançar até 3 milhões de litros de água por minuto.

Sem o sistema de absorção de ruídos, a pressão sonora poderia danificar os diversos instrumentos levados a bordo, além de ser a causa de estresse mecânico em diversas peças que compõe o isolamento térmico da nave.

Fotos: No topo, ônibus espacial Atlântis sobre a plataforma de lançamento na Flórida. Na seqüência, momentos de teste do sistema de supressão de ruído mostrando a gigantesca quantidade de água sendo bombeada. Clique nas imagens para ampliá-las. Todas as imagens: cortesia NASA.

Muito mais sobre o Ônibus Espacial

  • Apolochannel - Veja ao vivo a NASA TV
  • conheça um pouco mais a missão STS-117 e seus tripulantes
  • Conheça a seqüência de lançamento dos ônibus espaciais
  • Vídeo da Nasa mostra momento de separação dos foguetes da Discovery
  • Rastreie agora a Estação Espacial Internacional ISS
  • Veja a ISS no céu com seus próprios olhos !

  • LEIA MAIS NOTÍCIAS
    Base de Dados Completa

    Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
    Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
    Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














    Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

    Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

    "O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy