Sábado, 31 mai 2008 - 08h57

Com transmissão ao vivo, Discovery parte hoje rumo à ISS

Após meses de intenso trabalho e preparação, a Nasa deve lançar na noite desse sábado o ônibus espacial Discovery, um dia antes da data programada pelos engenheiros da agência espacial. O lançamento está marcado para 18h02 pelo horário de Brasília a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida e como das vezes anteriores, será transmitido ao vivo pelo Apolochannel que retransmite a Nasa-TV.

Segundo o diretor de testes Jeff Spaulding, todos os sistemas estão em perfeito estado e não foram detectados problemas que possam impedir o lançamento da nave. O tempo também colabora e de acordo com Kathy Winters, meteorologista-chefe para as atividades dos ônibus espaciais, poderá ocorrer chuvas isoladas na costa da Flórida nas primeiras horas da manhã, mas uma leve brisa deverá limpar a área e impedindo a formação de chuvas na região continental. "Existem 80% de chances de tempo bom na hora do lançamento", afirmou a especialista.

A missão, oficialmente batizada de STS-124, terá destino a Estação Espacial Internacional, ISS. Para lá será despachada a maior carga já enviada ao complexo orbital e inclui pelo menos três atividades extraveiculares, ou EVA. Esta é a segunda, de um total de três missões, que tem como objetivo o transporte dos componentes do laboratório japonês Kibo, da Agência Espacial Japonesa, JAXA.Kibo significa "Paz" em japonês.

Os 14 dias que deverão durar a missão serão gastos com a instalação do módulo JPM, o principal compartimento pressurizado do laboratório Kibo, além da montagem de toda a estrutura do sistema RMS, um manipulador robótico de dois braços que permitirá aos cientistas japoneses manipularem experimentos no espaço exterior. O laboratório logístico que foi instalado em local temporário durante a missão anterior, STS-123, será definitivamente anexado ao novo módulo.

A missão STS-124 será comandada pelo veterano Mark Kelly, auxiliado pelo estreante piloto Ken Han. A tripulação conta com os especialistas americanos Ron Garan, Karen Nyberg e Mike Fossun, além do canadense Greg Chamitoff e do japonês Akihiko Hoshide Além das tarefas técnicas, a missão trará de volta engenheiro de vôo norte-americano Garrett Reisman, que finaliza seu trabalho de três meses no interior da ISS. Em seu lugar permanecerá o astronauta canadense Greg Chamitoff.

A Nasa estima que cada atividade extraveicular ou EVA, também chamado de "passeio espacial" deverá durar 6 horas e meia e ocorrerão no quarto, sexto e nono dias da missão.

A missão STS-124 é o 123º vôo de um ônibus espacial, o 26º em direção à ISS e o 35º do ônibus espacial Discovery.

Vaja abaixo a programação da Nasa TV para as primeiras horas da missão:

Dia 1 da missão - Sábado
12h45 - Início da transmissão da missão STS-122
18h02 - Lançamento da Atlantis
18h04 - Separação dos foguetes de combustível sólido
18h10 - MECO (main Engine Cutoff ou corte dos motores principais)
18h12 - Transmissão comutada para o Jonhnson Space Center (Centro de controle da missão, Texas)
18h15 - Transmissão comutada para o Kennedy Space Center (Centro de lançamento, Flórida)
18h15 - Replay do lançamento
18h47 - Replay do lançamento
18h45 - Coletiva de imprensa
19h27 - Abertura do compartimento de carga (pode não ser transmitido)
22h00 - Replay das imagens de engenharia relativas à ascensão da nave
22h42 - Downlink das imagens de engenharia relativas ao tanque de combustível externo
00h02 - Tripulação inicia período de sono
01h00 - Destaques do dia

Dia 2 da missão - Domingo
08h02 - Tripulação acorda

Rastreie a Estação Espacial ao vivo!

Foto: No topo, a nave Discovery repousa sobre a plataforma de lançamento de Cabo kennedy, na Flórida, em foto de 31 de maio ed 2008.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe