Quinta-feira, 6 dez 2007 - 09h10

Com transmissão ao vivo, laboratório Columbus vai ao espaço

Atualização das 18h36Nasa cancela lançamento do Onibus espacial Atlantis

O cancelamento foi anunciado depois que dois, dos quatro sensores responsáveis pelo corte dos motores principais, pararam de responder. O fato ocorreu durante o enchimento do gigantesco tanque externo de combustível.

A equipe de inspeção de gelo, que localiza riscos potenciais causados pela baixa temperatura, irá proceder com os trabalhos de inspeção assim que os tanques de hidrogênio e oxigênio líquidos forem esvaziados.

Nova tentativa de lançamento está marcada para amanhã às 19h09, pelo horário de Brasília.


Atualização das 09h06
Com transmissão ao vivo, laboratório Columbus vai ao espaço

Avança sem interrupção a contagem regressiva para mais um lançamento do ônibus espacial Atlantis rumo à Estação Espacial Internacional, ISS. De acordo com a meteorologista chefe do centro de previsão do tempo da Nasa, Kathy Winters, são praticamente nulas as chances do lançamento ser adiado devido às condições atmosféricas na região de Cabo Canaveral, na Flórida. "As condições do tempo são 90% aceitáveis", disse a especialista.

A missão, oficialmente chamada STS-122, deverá decolar da plataforma 39-A exatamente às 19h31 pelo horário de Brasília e como das vezes anteriores, será integralmente transmitida pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV.

O objetivo da missão STS-122 será o de acoplar a nave norte-americana ao complexo espacial ISS no próximo sábado. Durante a permanência no espaço, os astronautas deverão realizar uma das mais importantes tarefas na construção da Estação Espacial, anexando à ela o laboratório europeu Columbus, de 6.8 metros de comprimento e 4.4 metros de diâmetro.

Columbus ainda não está no espaço e será transportado em partes dentro do compartimento de carga da Atlantis, que será aberto às 20h56, durante a segunda órbita do ônibus. No momento do lançamento o peso estimado do laboratório será de 12.7 toneladas.

Para a montagem do Columbus do lado externo da ISS, a Nasa programou três atividades extraveiculares (EVAs ou passeios espaciais). A construção do módulo estará sendo comandada pelo astronauta alemão Hans Schlegel, que durante a primeira missão externa auxiliará na instalação e efetuará a energização do laboratório. Segundo os engenheiros norte-americanos, o "passeio" externo de Schlegel poderá ser um dos mais longos da história da ISS.

Vaja abaixo a programação da Nasa TV para as primeiras horas da missão:
14h30 - Início da transmissão da missão STS-122
19h31 - Lançamento da Atlantis
19h33 - Separação dos foguetes de combustível sólido
19h39 - MECO (Corte dos motores principais)
19h41 - Transmissão comutada para o Jonhnson Space Center (Centro de controle da missão, Texas)
19h44 - Transmissão comutada para o Kennedy Space Center (Centro de lançamento, Flórida)
19h44 - Replay do lançamento
20h16 - Replay do lançamento
20h30 - Coletiva de imprensa
20h56 - Atlantis ao vivo: Abertura do compartimento de carga
23h30 - Replay das imagens de engenharia relativos à ascensão da nave
00h30 - Replay das imagens de engenharia relativos ao lançamento da nave
01h31 - Tripulação inicia período de sono
02h00 - Melhores momentos
09h31 - Tripulação acorda

Fotos: No topo, laboratório europeu Columbus durante os preparativos nas dependências do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. No detalhe, o astronauta Leopold Eyharts, tendo ao fundo o laboratório Columbus. Eyharts deverá permanecer no espaço junto à tripulação da ISS. Clique sobre as fotos para amplia-las. Crédito: ESA/NASA.

Leia também:
Faça um tour pelas plataformas de lançamento da NASA

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax