Segunda-feira, 3 dez 2018 - 10h53
Por Rogério Leite
Com transmissão ao vivo, missão OSIRIS-REx chega ao asteroide Bennu
Alguns dias após pousar no planeta Marte, a agência espacial americana dará um novo passo na exploração espacial, desta vez completando a fase de aproximação ao asteroide 101955 Bennu, distante 120 milhões de quilômetros da Terra.
Assista ao vivo
Esta fase da missão marca o início de prospecção indireta do asteroide Bennu, uma espécie de preparação para a fase mais importante. Durante a chegada, a nave executará uma série de pequenos disparos de foguetes, que farão a nave se estabilizar a cerca de apenas 20 quilômetros de altitude.
A missão é desenvolvida feita em conjunto entre o Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona, o Goddard Space Flight Center, da Nasa e a Lockheed Martin Space Systems. A equipe cientifica é formada por membros dos EUA, Canadá, França, Reino Unido e Itália. ![]() Imagem da câmera SamCam mostra o braço robótico TAgSam próximo ao asteroide Bennu.
* MapCam: Uma câmera de alta resolução que buscará por satélites e plumas de gás e mapeará o a superfície do asteroide. * SamCam: Que documentará todas as etapas de aquisição de amostras.
A cereja do bolo é o braço robótico TAGSAM (Touch-And-Go Sample Acquisition Mechanism) que coletará rochas e poeiras da superfície da rocha, desenvolvido pela Lockheed Martin.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Não há arte que um governo aprenda mais depressa de outro governo do que tirar dinheiro do bolso das pessoas" - Adam Smith -