Quinta-feira, 15 fev 2007 - 13h12

Começam os preparativos para o lançamento do ônibus Espacial Atlântis

O ônibus Espacial Atlântis deixou nesta manhã o hangar do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e após completar o trajeto de pouco mais de 6 quilômetros, foi instalado sobre a plataforma de lançamento 39A. A viagem desde o hangar até o local de partida levou seis horas e após a checagem habitual, recebeu a liberação para o início do carregamento dos equipamentos no compartimento de carga.

É a primeira vez em quatro anos que um ônibus espacial será lançado da plataforma 39A e de acordo com o MCC, Centro de Controle de Missão, todos os passos estão dentro do cronograma. A Atlântis deverá ser lançada no próximo dia 15 de março e como das vezes anteriores, terá cobertura ao vivo pelo Apolochannel.

A missão, batizada oficialmente de STS-117, terá como destino a ISS, Estação Espacial Internacional. Além de instalar mais um seguimento de suportes, os seis tripulantes deverão fazer manutenções nos painéis solares e instalar um novo equipamento do lado direito da Estação.

A a missão será comandada por Frederick Sturckow, veterano astronauta de duas missões, que terá como co-piloto o novato Lee Archambault. Retornam ao espaço os especialistas James Reilly e Patrick Forrester, auxiliados pelos também novatos Steven Swanson e John Olivas.

Ficam de fora da missão STS-117 a especialista Lisa Nowak e o piloto William Oefelein. Lisa, que mantinha um relacionamento amoroso com o piloto Oefelein, foi presa há duas semanas, após tentar sequestrar a outra namorada do piloto e também funcionária da NASA, Colleen Shipman. Após ser libertada, Lisa passou a usar um rastreador GPS que informa à Polícia da Flórida todos os seus passos.

Os dois astronautas participaram da missão do ônibus espacial em julho de 2006.

Fotos: No topo, o ônibus espacial Atlântis na manhã de 15 de fevereiro. Presos à estrutura, os dois foguetes de combustível sólido. Na imagem acima a astronauta Lisa Nowak, em foto oficial da NASA.

  • Vídeo mostra foguetes se separando da Discovery
  • Conheça o sistema de supressão de ruídos da plataforma
  • Conheça a seqüência de lançamento dos ônibus Espaciais

  • LEIA MAIS NOTÍCIAS
    Base de Dados Completa

    Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
    Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
    Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














    Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

    Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

    "Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax