Procure no Apolo11
Quinta-feira, 14 jun 2007 - 13h57

Começou a nova corrida espacial. Destino: Lua!

Distante 380 mil quilômetros do nosso planeta, a Lua parece ser novamente o "sonho de consumo" dos cientistas espaciais. Para chegar lá novamente, diversos países não estão medindo esforços tecnológicos e estão gastando verdadeiras fortunas para lá enviar seus satélites e robôs. Ninguém mais lembra que a Lua já foi conquistada. Todos querem ir lá e provar que também podem fazê-lo. É a nova corrida espacial.

A julgar pelo comunicado divulgado pela Agência Espacial Japonesa, JAXA, parece que esta nova fase de conquista deverá começar em poucos dias. Segundo o comunicado, a sonda Selene deverá ser lançada no próximo dia 16 de agosto a bordo de um foguete H-2A, o mais importante lançador do programa espacial nipônico. O evento será feito a partir do Centro de Lançamentos de Tanegashima, uma remota e estratégica ilha ao sul do Japão.

Em 1990 os japoneses já haviam enviado uma sonda à Lua, que apenas fez manobras de aproximação. Em 2004, outro disparo ao satélite, chamado de Lunar-A, foi cancelado e repetidamente adiado devido a problemas mecânicos e estruturais. O projeto Selene, tradução para Explorador e Engenheiro Selenológico, está pelo menos quatro anos atrasado e já consumiu quase 270 milhões de dólares. Segundo o governo japonês, Selene é o maior projeto lunar desde o programa Apollo que levou o Homem à Lua em 1969. Selene também é a palavra grega para "lua".

Continua após a publicidade


Uma vez alcançada a Lua, a nave Selene deverá orbitá-la a uma altitude de 100 km e lançar mais dois pequenos satélites que ali permanecerão em órbita polar. O objetivo inicial dos cientistas japoneses é adquirir a maior quantidade de dados visando o estudo da origem e evolução do satélite. A sonda principal deverá orbitar a Lua por 1 ano.

A missão Selene é um dos passos do Japão para atingir mais agressivamente seus objetivos espaciais, que incluem um pouso lunar não tripulado e possivelmente uma missão tripulada. Para conquistar o apoio do público, a agência JAXA lançou recentemente a campanha "Cumprimente a Lua", onde qualquer pessoa pode enviar mensagens que serão levadas durante a missão. Algumas mensagens estrategicamente selecionadas serão gravadas em metal e presas na estrutura de Selene.


Nova Corrida Espacial
O Japão foi o primeiro país da Ásia a lançar um satélite, em 1972, e agora se esforça na tentativa de tomar a dianteira da mais disputada corrida espacial desde a Guerra Fria, quando os competidores eram basicamente EUA e União Soviética. O líder desta corrida é China, que segue a passos de gigante. Em 2003 colocou em órbita uma espaçonave tripulada e na segunda missão, em 2005, manteve dois astronautas ao redor do espaço por uma semana e neste ano também planeja atingir a Lua.

Apesar dos japoneses não terem efetuado nenhum vôo tripulado, é um dos principais parceiros na construção da Estação Espacial Internacional.

Artes: No topo, concepção artística da sonda japonesa Selene em órbita da Lua. Repare os dois pequenos satélites que serão lançados pela nave-mãe. Na seqüência o logotipo oficial da missão.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -