Sexta-feira, 23 mai 2014 - 11h15
Por Rogério Leite
Cometa 209P deve causar grande chuva de meteoros neste sábado
A aproximação máxima do cometa 209P na próxima semana deve ter consequências antecipadas. O objeto vem acompanhado de uma enorme esteira de fragmentos que cairão na Terra neste sábado causando um intensa chuva de meteoros.
Os pesquisadores acreditam que entre 100 e 400 meteoroides deverão se incendiar na alta atmosfera da Terra no momento de pico, o que tornará essa uma das maiores chuvas de meteoros dos últimos tempos.
A orbita de 209P é inclinada em 21 graus e bastante elíptica. Quando está no ponto mais distante do Sol, o afélio, chega a mais de 750 milhões de km do astro-rei. No periélio, a menor distância do Sol, não passa de 136 milhões de km e invade as orbitas dos planetas interiores do Sistema Solar.
A magnitude estimada entre 28 e 29 de maio é de 11.0, o que o torna impossível de ser visto a olho nu, mas facilmente observável com auxílio de telescópios de pequeno e médio porte.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Não há arte que um governo aprenda mais depressa de outro governo do que tirar dinheiro do bolso das pessoas" - Adam Smith -