Segunda-feira, 8 mai 2006 - 08h10
Cometa 73P se aproxima e pode ser visto durante a madrugada
Entre os dias 12 e 14 de maio, todos os fragmentos do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 deverão alcançar o ponto de maior aproximação com a Terra. Neste período, a distância entre nosso planeta e os pedaços do cometa deverá ser de 9.6 milhões de quilômetros, aproximadamente 25 vezes adistância entre a Terra e a Lua.
![]() Nos últimos 80 anos nenhum cometa passou tão perto do nosso planeta. Em sua trajetória em torno do Sol, o cometa 73-P continua se partindo. Astrônomos que acompanham o astro já contam pelo menos 60 fragmentos. Imagens captadas pelo telescópio espacial Hubble e pelo radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, confirmam esse número, que pode se elevar ainda mais nos próximos dias.
Os dois maiores fragmentos, B e C, são atualmente visíveis próximos à constelação de Lira, durante as três horas que antecedem o nascer-do-Sol. Para observá-los, é necessário o uso de um pequeno telescópio ou luneta apontada na direção mostrada na carta celeste, mostrada abaixo. No momento, a magnitude visual dos fragmentos é de aproximadamente 4 o que sugere que já podem ser observados a olho nú em noites bem escuras.
![]() Foto: A imagem em destaque mostra o fragmento C ao passar pela nebulosa M57 na noite deste domingo. A foto foi feita pelo astrônomo amador Dimitrios Kolovos, em Atenas, Grécia. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Quando estiveres entre lobos, deverás uivar como eles" - G. Gurdjeff -