Terça-feira, 12 nov 2013 - 08h22
Por Rogério Leite
Apesar de um aumento significativo de brilho registrado nos últimos dias, o cometa ISON ainda está longe de ser o astro das madrugadas. O cometa está a poucos dias do periélio e só deve chamar a atenção quando já estiver próximo da destruição.
Clique para ampliar
A grande mídia ignora completamente o cometa e a menos que ISON entre em outburst e passe a brilhar milhares de vezes mais, não terá sido nem ao menos comentado pelo grande público. ISON chegou e irá embora como um vagabundo errante. Ninguém sentirá sua falta.
Clique para ampliar ISON está a menos de 17 dias do periélio e se tudo continuar como está só chamará a atenção quando entrar no campo de visão do telescópio solar SOHO entre os dias 26 e 27 de novembro, quando sem dúvida dará um show de imagens, ainda assim para um público restrito, interessado nos assuntos do espaço.
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, ISON penetrou no interior da orbita de Vênus e em 22 de novembro cruzará a orbita de Mercúrio. No dia do periélio, em 28 de novembro, as discussões não serão mais a respeito do seu brilho, que poderia ser maior que a Lua Cheia, mas se conseguirá ou não resistir à aproximação Solar. Exatamente as 16h43 ISON chegará a apenas 1.1 milhão de quilômetros da superfície escaldante da estrela e ninguém sabe exatamente como o cometa vai se comportar. Segundo o cientista Ignácio Ferrìn, ligado ao Centro de Física Fundamental da Universidade dos Andes, na Venezuela, apesar de ISON ser um cometa saudável é pouco provável que contorne o Sol, já que diversos cometas que apresentaram características similares também se desintegraram diante da aproximação máxima. E o momento está chegando!
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O autodidata é um ignorante por conta própria" - Mário Quintana -