Procure no Apolo11
Sexta-feira, 1 ago 2014 - 11h26
Por Rogério Leite

Cometa Jacques brilha e pode ser visto nas pré-manhãs!

Se você tem um horizonte nordeste limpo e livre de poluição luminosa, não perca essa oportunidade. O cometa C/2014 E2 Jacques está ali, a sua disposição e poderá ser visto com um pequeno binóculo a partir das 4 da manhã. Prestigie o brasileirinho!

Cometa Jacques
Clique para ampliar

O cometa foi descoberto pelos astrônomos brasileiros Cristóvão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro de Barros na noite de 13 de março de 2014, a partir do observatório SONEAR, localizado na cidade de Oliveiras, em Minas Gerais. Desde então diversos observadores passaram a acompanhar o objeto e fotografa-lo.

De acordo com astrônomos da Rede de Astronomia Observacional, REA-Brasil, Jacques atingiu na noite de 21 de julho magnitude aparente de 6.2, ligeiramente acima do limiar da visão humana, mas perfeitamente observável através de binóculos de boa qualidade, mesmo os de pequeno porte. Atualmente, Jacques está na magnitude 6.8 e ainda pode ser visto, mas deverá perder brilho nos próximos dias.

Continua após a publicidade



Onde está Jacques?
O cometa está nascendo no horizonte nordeste aproximadamente as 04h00 pelo horário de Brasília e pode ser visto até o momento em que os primeiros raios de Sol interfiram na observação.

Carta_celeste_mostra_posicao_do_cometa_Jacques
Clique para ampliar


Sabemos que encontrar objetos pequenos no céu não é uma tarefa muito fácil, principalmente para quem não está familiarizado com o firmamento, então preparamos uma carta celeste que poderá ajudar bastante a encontrar o brasileirinho no céu noturno.

A carta mostra o céu do horizonte nordeste (um pouco à esquerda de onde nasce o Sol) às 05h00 pelo horário de Brasília de sábado.

Como podemos ver, Jacques está localizado na constelação de Auriga, praticamente entre as estrelas Hassaleh e Hoedus. Embora estas estrelas apareçam na carta como pontos muito brilhantes, na realidade elas são mais fraquinhas e deverão servir apenas para orientação. Ainda assim, o cometa é bem menos brilhante que elas, por isso a necessidade de usar binóculos ou luneta.

Para localizar o cometa é necessário um pouco de paciência. Inspecione a área indicada com atenção. Se tiver uma cadeira reclinável e um cobertor, melhor ainda. Através de um binóculo, Jacques deverá parecer como um pequeno pontinho difuso, ligeiramente esverdeado. Se o binóculo tiver uma boa capacidade de ampliação e for bem luminoso, a cauda do cometa também poderá ser vista de modo bem tênue, mas perfeitamente discernível.

É isso. Se você não tinha nada pra fazer as cinco horas da manhã, achou a diversão.

Bons céus!



Artes: no topo, cometa C/2014 E2 Jacques registrado pelo astrofotógrafo Dídac Mesa Romeu na noite de 31 de julho de 2014. Acima, carta celeste mostra a posição do cometa, nos dias 02 e 03 de agosto de 2014. Créditos: Dídac Mesa, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -