Procure no Apolo11
Segunda-feira, 15 jan 2007 - 08h12

Cometa McNaught C2006 P1 já começa a despontar após o pôr-do-Sol

Batizado de C2006 P1, o cometa McNaught é considerado o mais brilhante dos últimos 40 anos e tem sido visto por milhares de pessoas nas últimas semanas, em diversas regiões do hemisfério Norte.

Aqui no Brasil o cometa já pode ser visto alguns minutos depois do pôr-do-Sol, mas por estar aparentemente muito "colado" ao astro-rei, a observação ainda é ofuscada por esse. Conforme os dias forem passando, a distância angular tende a aumentar, permitindo sua obervação com mais facilidade.

A partir do dia 23 sua presença também será notada do lado leste, antes do nascer do Sol.

Continua após a publicidade


Para quem não quer esperar alguns dias, o melhor a fazer é observar o cometa através do telescópio do satélite de observação solar Soho, pertencente à Agência Espacial Européia. Nas imagens enviadas o cometa já pode ser visto ao lado esquerdo da cena, com o planeta Mercúrio ao seu lado.

O cometa foi descoberto em agosto de 2006 pelo astrônomo australiano Rob McNaught, que estuda a identificação de objetos próximos à Terra. Em poucos meses ganhou fama devido ao seu brilho intenso que permite ser visto por qualquer mortal.

"É fantástico", disse o observador Wayne Winch, da cidade de Bishop, na California, que "tapou" o Sol com a lateral da casa vizinha, permitndo ver o cometa. "Dá até pra ver a cauda!", exclamou ele.

Para saber onde está o cometa e quando estará visível clique aqui e veja as ilustrações. E quando fizer fotos do visitante, não deixe de nos enviar!

Clique aqui para ver as imagens animadas do satélite Soho

Foto: A imagem em destaque foi feita por Vladimir Zivkovic, da cidade de Dakovo, na Croácia, que gentilmente autorizou sua publicação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Quando você pára um ditador há sempre riscos. Mas o maior risco é não parar um ditador" - Margareth Thatcher -