Quarta-feira, 10 nov 2010 - 11h06

Cometa entra em outburst e brilha forte ao lado de Saturno

Até alguns dias atrás o cometa Ikeya-Murakami não passava de um pequeno ponto imperceptível no céu, mas uma repentina explosão pode mudar a história do astro. Devido a um processo chamado de outburst, o cometa aumentou de tamanho e teve seu brilho amplificado e pode ser visto até mesmo com um pequeno telescópio ao lado do planeta Saturno.

Explosão Outburst do cometa Ikeya-Murakami

A sequência acima, captada pelos astrônomos italianos Ernesto Guido e Giovanni Sostero mostra claramente a explosão. As imagens foram captadas entre os dias 4 e 9 de novembro de 2010 através de um telescópio telecontrolado instalado no deserto do Novo México, nos EUA.

Segundo Leonid Elenin, outro astrônomo que também está estudando o cometa na mesma localidade, o tamanho de C/2010 V1 Ikeya-Murakami teve sua atmosfera expandida e mede agora 4.6 arcominutos. De acordo com Elenin, existem evidências de dois jatos simétricos que parecem emergir do núcleo cometário.

Os pesquisadores acreditam que a explosão ocorreu devido a um possível desmoronamento de uma caverna de gelo localizada no interior do núcleo do cometa, da mesma forma que ocorreu em 2007 com o cometa Holmes. A causa do colapso ainda é incerta, mas provavelmente foi provocada pelo derretimento do gelo em outubro de 2010, quando Ikeya-Murakami atingiu a máxima aproximação do Sol.


Observação
Ikeya-Murakami se localiza a cerca de 372 milhões de quilômetros da Terra e sua magnitude estimada é de 7, o que significa que não é possível observá-lo à vista desarmada. Para vê-lo é necessário pelo menos um pequeno telescópio de 70 milímetros de abertura.

Localização Cometa Ikeya-Murakami

O cometa está a cerca de 1 grau de Saturno, separação equivalente à largura de duas luas cheias. Aqui no hemisfério sul Saturno está nascendo aproximadamente às 04h30 da madrugada e se você tiver um horizonte limpo e desimpedido poderá acompanhar o astro até que os primeiros raios de Sol ofusquem a observação.


Fotos: No topo, sequência de imagens mostra o processo de outburst do cometa Ikeya-Murakami, registrado pelos astrônomos Ernesto Guido e Giovanni Sostero. Acima, localização do cometa no céu do hemisfério sul, ligeiramente antes do nascer do Sol. Créditos: Ernesto Guido e Giovanni Sostero / Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy