Procure no Apolo11
Terça-feira, 7 fev 2017 - 11h12
Por Rogério Leite

Cometa verde se aproxima da Terra e poderá ser visto na madrugada

No próximo sábado, dia 11, o cometa 45P/Honda chegará muito próximo da Terra e se as condições do local de observação permitirem poderá ser visto com um simples binóculo antes de o Sol nascer.

Cometa 45p Honda

Chamado oficialmente 45P/Honda–Mrkos–Pajdušáková, o objeto foi visto pela primeira vez por Minoru Honda, em 3 de dezembro de 1948. Completa uma volta em torno do Sol a cada 5.25 anos e sua última aproximação do astro rei foi em 31 de dezembro de 2016, quando passou a cerca de 75 milhões de km da estrela.

Eventualmente, o corpo celeste se aproxima muito da Terra e em 15 de agosto de 2011 chegou apenas 8.9 milhões de km de distância. Agora, 45P/Honda está de volta. E se aproximando.

Continua após a publicidade


Neste momento, o núcleo do cometa está a cerca de 14 milhões de km do nosso planeta e deverá atingir o ponto de máxima aproximação em 11 de fevereiro, quando chegará a 12.43 milhões de km da Terra.

Carta Celeste 45 P Honda

As últimas fotos, feitas em sua maioria por astrônomos amadores, mostram que 45p/Honda é um objeto pequeno e esverdeado. Essa cor é devido à presença de carbono diatômico que é ejetado ao espaço e que ao ser bombardeado por energia ultravioleta emitida pelo Sol se ioniza e emite luz neste comprimento de onda.

As melhores estimativas indicam que o brilho de 45P/Honda deverá aumentar ainda mais devido à aproximação com o Sol e poderá atingir a magnitude 6.0, no limiar de percepção da visão humana.

No entanto, isso não significa que basta olhar para o céu e ver o cometa. É preciso saber para onde olhar, além de ter também um pouco de habilidade para distinguir o objeto entre tantas estrelas.

No dia 11 de fevereiro, dia da maior aproximação, 45p/Honda poderá ser encontrado bem baixo no quadrante leste a partir das 04h00 e ficará disponível por cerca de 90 minutos, até que os primeiros raios de Sol ofusquem o objeto.

Visto através de um binóculo de boa qualidade, 45p/Honda se parecerá a um pequeno pontinho verde dotado de uma longa cauda.

Se você é madrugador e gosta de olhar para o céu, esta é uma excelente chance de contemplar um cometa com os próprios olhos. Mas não espere muito.

Bons céus!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -