Procure no Apolo11
Segunda-feira, 28 set 2015 - 10h10
Por Rogério Leite

Como seria se um astronauta visse o eclipse total lá da Lua?

Muita gente parou pra observar o céu na noite de domingo para segunda-feira. Afinal, não é toda hora que tem eclipse total da superlua. Mas, como seria se um astronauta estivesse na Lua no momento do eclipse? O que ele veria?


Assista ao vídeo

Em diversos lugares do Brasil e do mundo onde o eclipse poderia ser visto o tempo não colaborou muito, mas na maioria dos lugares a Lua deu o ar da graça e o público logo notou que algo diferente estava acontecendo assim que as primeiras "mordidas" começaram a ser percebidas no disco lunar.

Essa primeira mordida, ocorrida às 22h07 BRT (Hora de Brasília), sinalizava que a Lua havia penetrado no interior da umbra do cone de sombra criado pela Terra, transformando em noite parte da porção iluminada da Lua.

Eclipse total da SuperLua
Maravilhoso registro das fases do Eclipse total da superlua feito pela astrofotógrafa Christine leão, de Fortaleza, CE.

À medida que o tempo passava, mais e mais partes da Lua se tornavam escuras até que às 23h11 BRT todo o disco lunar se tornou escurecido, apenas fracamente iluminado por uma tênue luz avermelhada criada pela refração dos raios de Sol na alta atmosfera da Terra. Se nosso planeta não tivesse atmosfera, o resultado seria um disco lunar completamente enegrecido.


Eclipse visto da Lua
Por outro lado, se um astronauta estivesse na Lua no momento do eclipse, também estaria presenciando um eclipse solar bastante raro. Afinal, Terra e Lua estavam separadas por apenas 351114 km de distância.

Se da Terra chamamos este evento de eclipse da SuperLua, lá do nosso satélite o fenômeno poderia muito bem ser chamado eclipse solar total da Superterra e uma observação mais atenta poderia até mesmo revelar um pequeno anel avermelhado em torno do nosso planeta, causado pela refração dos raios solares no topo da atmosfera da Terra.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -