Segunda-feira, 20 jun 2005 - 13h01

Complexo espacial de Baikonur completa 50 anos

Baikonur A base de Baikonur, no Cazaquistão, é o centro de lançamento espacial mais antigo do mundo.

Ela foi construída em um local afastado, escolhido em 1955 para se transformar na capital do programa espacial soviético.

As instalações ficam na região de Tyuratam, na estepe do Cazaquistão. A cidade de Baikonur fica 400 km a nordeste da base. O nome foi escolhido para disfarçar a verdadeira localização da base.


Sputnik 1
No dia 4 de outubro de 1957, a União Soviética lançou de Baikonur, a bordo de um foguete R-7, o primeiro satélite artificial do mundo: o Sputnik 1.

O satélite pesava apenas 83 quilos e tinha o tamanho de uma bola de basquete. O lançamento gerou temores entre os americanos de que os soviéticos já tinham tecnologia capaz de lançar contra os Estados Unidos mísseis com ogivas nucleares. O fato foi um dos estopins da "Guerra Fria" entre os Estados Unidos e a União Soviética.

Laika
Em novembro de 1957, foi lançada de Baikonur a nave Sputnik 2, que colocou em órbita a cadela Laika.

Laika foi presa em uma pequena cabine pressurizada, na qual ela só podia ficar em pé ou deitada.

A missão teve o objetivo de produzir informações científicas sobre o comportamento de um animal no espaço.

Como não havia forma de trazer a cadela Laika de volta do espaço, ela morreu depois de alguns dias em órbita.


Acidente
No dia 24 de outubro de 1960, a base de lançamentos foi palco do pior desastre na história das explorações do espaço.

Durante a tentativa de lançamento do foguete R-16 houve uma explosão que matou mais de cem pessoas, entre elas o marechal Nedelin, um dos chefes do programa espacial soviético.

O projetista do foguete sobreviveu porque tinha descido a um abrigo na hora da explosão para fumar um cigarro.


"A Terra é azul"
Yuri Gagarin se tornou a primeira pessoa a viajar ao espaço no dia 12 de abril de 1961, quando a nave Vostok 1, com ele a bordo, foi lançada de Baikonur.

O astronauta passou 108 minutos no espaço e deu uma vez a volta na Terra, antes de voltar e pousar na região de Saratov, na então União Soviética.

Mulher no espaço
Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a entrar em órbita. Ela foi lançada ao espaço da estação de Baikonur a bordo do foguete Vostok 6 em 16 de junho de 1963.

Em uma conversa pelo rádio com Tereshkova, que passou três dias em órbita, o líder soviético Nikita Khrushchev parabenizou a astronauta e disse sentir por ela um "orgulho de pai".

Mir
A maior parte dos módulos usados na construção da estação espacial russa Mir foi lançada da base de Baikonur.

A Mir foi a primeira estação espacial tripulada da história.

O primeiro módulo foi lançado em 1986 e permaneceu na órbita da Terra por 15 anos, antes de ser desativada e se incendiar na sua reentrada na atmosfera terrestre.


Futuro
Atualmente, a base de Baikonur continua em atividade, lançando satélites comerciais e missões de abastecimento para a Estação Espacial Internacional.

O Cazaquistão tem planos de lançar os seus próprios satélites do complexo e, juntamente com a Rússia, está desenvolvendo uma plataforma de lançamento que agrida menos o meio ambiente.

Os dois países querem reduzir a poluição provocada pelo combustível dos foguetes e por detritos.


LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Ler é entrar num continente que já foi percorrido por uma quantidade de pessoas antes, mas que continua virgem, de uma certa maneira" - José Saramago