Procure no Apolo11
Terça-feira, 5 jul 2005 - 07h10

Confirmado: Nave Discovery será lançada no dia 13 de julho

A Nasa – agência espacial americana – anunciou neste final de semana que pretende lançar o ônibus espacial Discovery no próximo dia 13 de julho.

Este será o primeiro lançamento de uma nave tripulada desde o desastre com o ônibus espacial Columbia que provocou a morte dos sete tripulantes a bordo, em fevereiro de 2003.

O anúncio foi feito depois de dois dias de revisão das condições da Discovery de enfrentar a viagem.

O lançamento estava previsto inicialmente para 15 de maio mas foi protelado duas vezes por conta de problemas no desenho do tanque de combustível, peça que provocou o acidente com o Columbia.

Continua após a publicidade


Tanque
O temor da Nasa dizia respeito ao gelo que estava se acumulando no tanque de combustível de Discovery. Existia a possibilidade de ele quebrar ou se descolar durante o lançamento e danificar partes frágeis do escudo que faz a proteção térmica da nave.

O ônibus espacial enfrenta temperaturas de até 1.600 graus Celsius na sua reentrada na atmosfera. Para suportar tanto calor, ele é revestido de um escudo com milhares de placas térmicas.

Durante os 24 anos de existência dos ônibus espaciais, as naves foram atingidas por pequenos destroços com relativa freqüência, mas, com o acidente do Columbia, a Nasa não pode ignorar nenhuma possibilidade de perigo.

O Columbia foi atingida pelo pedaço de uma espuma de insulação que caiu do tanque de combustível durante o lançamento. O material, que é muito mais leve do que gelo, fez um buraco na asa da nave, que foi destruída quando o Columbia tentou reingressar na atmosfera.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -