Quinta-feira, 18 nov 2010 - 09h48

Confirmado: sonda japonesa trouxe poeira de asteroide para Terra

Cientistas anunciaram esta semana que a sonda japonesa Hayabusa de volta à Terra em junho conseguiu com sucesso coletar a poeira de um asteroide pela primeira vez na história. A agência espacial japonesa (JAXA) confirmou que as amostras trazidas pela sonda fazem parte do asteroide Itokawa e poderão contribuir para estudos a respeito da origem e composição do Sistema Solar.

Asteroide Itokawa, registrada pela sonda Hayabusa
Clique para ampliar

A cápsula Hayabusa foi lançada ao espaço no dia 9 de maio de 2003 e chegou ao asteroide Itokawa em setembro de 2005. A sonda fotografou o objeto e passou duas vezes por ele em novembro de 2005. Durante a viagem de volta, Hayabusa enfrentou diversos problemas, entre eles, um vazamento de combustível e a perda de contato com o controle da missão. Mas, depois de sete anos no espaço e de percorrer seis bilhões de quilômetros, a sonda retornou à Terra aterrissou na Austrália em junho deste ano.

Para chegar a conclusão de que as partículas coletadas eram mesmo do asteroide, os cientistas analisaram 1.500 fragmentos microscópicos trazidos por Hayabusa e confirmaram que praticamente todas vieram de Itokawa.

"Após a análise de poeiras presentes na coleta, pudemos constatar que quase todas eram extraterrestres e chegamos à conclusão de que se tratava de partículas provenientes do asteroide Itokawa", explicou a Jaxa em comunicado.

reentrada da sonda Hayabusa em junhode 2010

"Esses resultados excederam todas as nossas expectativas. Tivemos muita sorte”, declarou o líder do projeto, Junichiro Kawaguchi.

A ideia do projeto era fazer um disparo na superfície do asteroide e após o impacto recolher os fragmentos liberados na explosão. Mas, os cientistas não confirmaram se isso de fato ocorreu. De qualquer maneira, o simples contato do tubo coletor com a superfície do asteroide já foi suficiente para recolher algum material para análise.


O que temos do espaço?
A poeira do asteroide Itokawa trazida pela sonda japonesa é o quarto conjunto de amostras que temos do espaço. Em outras missões, tivemos amostras da Lua recolhidas nas missões Apollo em 1969, a de um cometa coletado pela sonda Stardust em 2006 e a do vento solar trazido pela missão Gênesis em 2004.

Leia mais sobre a sonda Hayabusa



Fotos: No topo a foto do asteroide Itokawa. Seu tamanho é de 540m x 270m x 210m. Esta imagem foi tirada pela sonda Hayabusa a cerca de oito quilômetros de distância do Itokawa. Na sequência, entrada fulgurante da sonda Hayabusa sobre o deserto de Woomera, na Austrália, em junho ed 2010. Créditos: JAXA / NHK / APOLO11.COM.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy