Sexta-feira, 18 set 2015 - 11h26
Por Rogério Leite

Conhecimento: Veja o Sol e suas manchas maravilhosas!

Observar o Sol pode é uma das atividades mais fáceis que existem. Nossa estrela está quase sempre disponível nos melhores horários do dia e por mais incrível que pareça, ela nunca é igual. Sua face muda tão rapidamente que um dia nunca é igual ao outro.

Sol e manchas solares
Clique para ampliar

A observação segura do Sol é uma atividade tão interessante que toda escola deveria promover diversas vezes ao ano. Além de custar barato, é capaz de despertar muito rapidamente a curiosidade científica das crianças e adolescentes, que passa a ver e compreender na prática como se comporta nossa estrela. O Sol passa a ser desvendado e deixa de ser algo misterioso.

A melhor forma de observar o Sol em segurança é através de uma pequena luneta equipada com filtro solar colocado na frente da objetiva. Esse filtro é composto de um material que reduz em 100 mil vezes a intensidade da luz solar, o que permite que vejamos com total segurança as feições mais conhecidas do astro rei: as manchas solares.

No topo, vemos o registro da superfície solar, registrado a partir do Observatório Apolo11 na manhã de sexta-feira, 18 de setembro de 2015. A cena foi captada através de um telescópio de médio porte, mas qualquer luneta equipada com filtro adequado revelaria as mesmas feições.

No registro vemos diversas pequenas manchas, mas a mais significativa visualmente é a mancha solar batizada oficialmente de AR2418. O insert mostra a mesma feição ampliada, o que permite vê-la com mais detalhes.

A região mais escura da mancha é chamada UMBRA e sua temperatura é de cerca de 2500 graus Celsius, praticamente a metade da temperatura da superfície solar, de cerca de 5500 graus Celsius.

Ao redor da umbra temos uma área acinzentada, conhecida como PENUMBRA, cerca de 1000 graus mais quente que a UMBRA.

De modo bem simplificado, a mancha solar é uma região do Sol onde os campos magnéticos são mais intensos e comprimem fortemente o gás daquela região da superfície. Com isso, a temperatura do plasma (gás incandescente) baixa e consequentemente perde brilho.

Vale notar que, embora a umbra seja negra em relação à superfície do Sol, seu brilho isolado é bastante intenso, equivalente ao da Lua Cheia.

As manchas solares mudam em poucas horas e adquirem feições, tamanhos e características magnéticas que determinam diretamente o ritmo e intensidade da atividade solar, por isso seu estudo é de grande importância na previsão das tempestades geomagnéticas.

menino observando o Sol no telescopio
Clique para ampliar

Como os equipamentos para observar as manchas não são tão caros, mesmo as pessoas de poucos recursos financeiros conseguem fazer estudos profundos, principalmente relacionados ao magnetismo solar e como ele influencia diretamente no desenvolvimento das manchas.

Para as escolas, a atividade de observar as manchas é fascinante, pois permite aos alunos verem com os próprios olhos as feições do Sol impossíveis de serem vistas diretamente e acompanhar a rotação da estrela em diversos graus de latitude, ao mesmo tempo em que o professor explica sua composição, temperatura, tamanho, distância e importância da vida na Terra.

ATENÇÃO
NUNCA OLHE DIRETAMENTE PARA O SOL. VOCÊ FICARÁ CEGO.

O uso de chapas de Raios-x, filmes de máquinas fotográficas, CDs, DVs, disquetes é completamente proibido neste tipo de atividade.

Ao comprar uma luneta para observação solar, compre também um filtro especial. O da marca Baader é o melhor, seguido da marca Thousand Oaks. Este último é mais fácil de obter no Brasil.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Se os outros desistem da aposta todas as vezes que em que você tem uma boa mão, é porque está escondendo o jogo" - Curtis Jonhson