Terça-feira, 6 out 2015 - 09h20
Por Rogério Leite

Conhecimento: analema mostra a posição do Sol sobre a Antártida

Analema é o registro fotográfico do Sol feito durante todo o ano, no mesmo horário e do mesmo ponto de vista. O resultado é uma figura em forma de "8" em quase todo o mundo, menos nos polos, onde desenho pode não ter bem esse formato.

Analema na Antaritida
Clique para ampliar

Se o eixo da Terra não fosse inclinado e se a orbita da Terra ao redor do Sol fosse perfeitamente circular, com velocidade constante, a posição aparente do Sol na abóbada celeste seria exatamente a mesma todos os dias, no mesmo horário de observação. Assim, se fizéssemos fotos do Sol todos os dias, no mesmo horário e do mesmo ponto de vista, o resultado seria um ponto luminoso imóvel.

No entanto, essas condições ideais não existem.

O eixo de rotação da Terra é bastante inclinado (23,7 graus) em relação a orbita ao redor do Sol e esse efeito, combinado ao fato da orbita da Terra não ser perfeitamente circular, faz com que o Sol não aparente estar na mesma posição do céu todos os dias nas mesmas horas.

Assim, um registro fotográfico diário do Sol revelará uma figura em forma de "8", que é o resultado das diversas posições do astro-rei no firmamento ao longo do ano, causado pela interação de todos os movimentos envolvidos.

Analema na Grecia
Clique para ampliar

No entanto, em algumas partes da Terra a figura em forma de "8" não é obtida. É o caso dos polos, onde o Sol não se eleva mais de 25 graus e passa praticamente a metade do ano abaixo do horizonte.

A foto no topo do artigo mostra exatamente esse efeito. Ela foi feita na estação estadunidense de Cascádia, na Antártida e mostra o que talvez seja o único analema já registrado no polo sul. As cenas foram tomadas entre março e setembro de 2015, quando o Sol estava presente no continente gelado.

Na sequencia vemos um analema completo, registrado acima do Templo de Apollo, na Grécia.

Faça seu analema
Gostou da brincadeira? Então mãos a obra e registre o analema sobre sua cidade. Faça três ou quatro fotos do Sol por mês, sempre no mesmo horário e mesmo ponto de vista. Para evitar riscos à câmera, faça as fotos com o Sol baixo, antes das 10h00 da manhã ou depois das 16h00. Tome o cuidado de inserir objetos na cena, pois eles servirão como referência da posição do Sol.

Daqui um ano, faça um mosaico ou um filme e envie o resultado pra nós.

Bons céus!

Nota: Antártida e Antártica são formas diferentes de descrever o mesmo lugar. Não há diferença entre elas, que podem ser usadas livremente.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy