Sexta-feira, 9 ago 2013 - 10h57
Por Rogério Leite

Conjunção Celeste: Lua e Vênus dão show após o pôr-do-Sol

Nesta sexta e sábado você tem um encontro marcado. Logo após o pôr-do-Sol, um interessante arranjo celeste poderá ser visto por qualquer um que olhar o horizonte. Ali, a Lua e Vênus estarão praticamente colados formando uma espetacular conjunção astronômica. Olho no céu!

Conjunção Lua e Vênus
Clique para ampliar

No final da tarde de sexta-feira o show será mais intenso, com a Lua e Vênus separados por apenas 5 graus angulares, uma distância visual equivalente a 10 discos lunares ou três dedos estendidos na direção do céu. No sábado, o evento será menos pronunciado, mas ainda assim bastante interessante com a Lua posicionada bem mais acima do planeta Vênus.

Naturalmente, apesar de parecerem bem próximos um do outro, Vênus e a Lua estão bastante distantes entre si. Enquanto a Lua está praticamente na esquina, a 385 mil km da Terra, Vênus se encontra muito mais longe, a 189 milhões de km. Como os movimentos da Terra, Lua e planetas são bastante diferentes, em algumas ocasiões eles podem ser vistos quase colados, formando o que se chama de conjunção astronômica.

Como ver
Para ver a conjunção deste fim de semana não será necessário nenhum instrumento especial. Basta olhar para o quadrante oeste logo após o pôr-do-Sol. A Lua será seu ponto de referência, com Vênus brilhando intensamente do seu lado direito na sexta-feira. Como a separação entre eles será muito pequena, uma máquina fotográfica simples poderá ser usada para enquadrar os dois astros em um único clique.

No sábado, o show acontece no mesmo horário e com a Lua muito mais alta, mas ainda assim proporcionando um belo cenário.

Se você tinha dúvidas sobre o que fazer neste final de semana, a dica está dada. Prepare seu telescópio, binóculo e câmera fotográfica. Chame seus amigos e vizinhos. Não perca essa oportunidade. De resto, é pedir para São Pedro não estragar a brincadeira.

Bons céus!


Arte: Carta celeste mostra a posição da Lua e de Vênus logo após o pôr-do-Sol. Crédito: Apolo11.com.
roger

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax