Procure no Apolo11
Quinta-feira, 13 jun 2013 - 11h41
Por Rogério Leite

Conjunção: Fotógrafo registra trilha de planetas após o entardecer

No último mês, uma extraordinária conjunção planetária tomou conta do horizonte instantes após o pôr-do-Sol. Ali, três planetas disputavam o olhar atento dos observadores que admiravam o esplêndido encontro planetário antes da noite que se iniciava.

Conjunção Planetária
Clique para ampliar

A cena pode ser contemplada de qualquer lugar do mundo e durou vários dias. A foto mostrada é apenas um dos exemplos e foi registrada no dia 25 de maio de 2013 pelo astrofotógrafo Chris Kotsiopoulos.

A imagem mostra o rastro de Júpiter, Vênus e Mercúrio vistos a partir da margem de um lago na ilha de Kos, na Grécia. Para produzi-la o fotógrafo fez uma série de tomadas individuais enquanto os astros caminhavam no céu em direção ao horizonte.

Continua após a publicidade


Bem mais tênue que o brilho dos planetas, a estrela Elnath, a beta da constelação de Touro, também deixou sua marca mais à direita da foto.

Atualmente, Júpiter já está mais presente, mas Mercúrio e Vênus ainda podem ser vistos bem próximos ao horizonte. Vale dar uma espiadinha!

Bons céus!


Foto: Conjunção planetária sobre a ilha de Kos, na Grécia. Créditos: Chris Kotsiopoulos/GreekSky.gr, Apolo11.com.
roger

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -