Sexta-feira, 4 jul 2008 - 09h31

Conjunção de astros e estrelas promete show no final de semana

Prepare seu telescópio, binóculo e câmera fotográfica. Chame seus amigos e vizinhos. Não perca essa oportunidade. É só neste final de semana!

Bem que esse poderia ser mais um dos inúmeros apelos publicitários que estamos cansados de ver na TV e nos jornais, mas não é. Essa chamada é muito mais sensacional e você não precisa pagar nada. É um espetáculo natural!

Quem olhar neste final de semana para o lado oeste (aquele em que o Sol se põe) vai poder ver um belo show celestial, criado pela conjunção de diversos astros. O espetáculo vai de sexta a domingo e como dissemos, a entrada é franca.

Na sexta-feira o show será apresentado por Marte, Saturno e a estrela Regulus, da constelação de Leão. Visualmente, eles estarão muito próximos entre si, formando o que se chama de conjunção. Apesar de parecerem juntos, na realidade estarão bem longe um do outro. Marte estará a 317 milhões de quilômetros de distância, enquanto Saturno, bem distante, estará a 1.47 bilhões de quilômetros.

Se comparados à estrela Regulus, podemos dizer que todos estarão na esquina, já que a estrela está a 77.5 anos-luz de distância, algo como 670 trilhões de quilômetros. No entanto, para quem curte o espetáculo, todos estarão "ali", no grande palco celestial, ensaiando os movimentos para a grande estrela do final de semana: Selene, mais conhecida como Lua.

A apresentação de Selene (Deusa da Lua na Mitologia Grega) é o momento mais aguardado na apresentação, mas como todo grande astro, vai chegar um pouco atrasada e só vai se juntar ao trio no sábado e domingo. No sábado ainda estará um pouco abaixo dos companheiros, mesmo assim deverá proporcionar um belo visual aos que levarem suas máquinas fotográficas, mas será no domingo, a partir das 19h00 que a grande protagonista mostrará toda sua beleza, quando ao lado do trio Marte-Saturno-Regulus formará um dos mais belos quartetos celestiais do ano.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que fazer neste final de semana, a dica é olhar para o céu no quadrante oeste. De resto, é pedir para São Pedro não estragar a festa.

Bons céus a todos!

Arte: Gráfico mostra a simulação da aparência do céu no sábado, dia 5 de julho. Clique na imagem para ver como será o céu nos três dias de espetáculo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam" - Provérbio irlandês