Sexta-feira, 13 jun 2008 - 09h49

Constellation: Nasa apresenta projeto dos novos trajes espaciais

Dando prosseguimento ao ambicioso Projeto Constellation, a Nasa anunciou um importante contrato com a empresa Oceaneering International, que deverá desenhar, desenvolver e produzir o novo traje espacial dos astronautas do projeto americano.

O desenvolvimento do traje completa os requerimentos necessários ao primeiro vôo humano do Projeto Constellation, previsto para 2015. Os contratos para o projeto e desenvolvimento da cápsula Orion e dos foguetes Ares I foram efetivados nos anos anteriores e já estão em andamento. Além de proteger os astronautas nas viagens à Estação Espacial Internacional, o traje será usado intensivamente na superfície da Lua em 2020.

Para as curtas viagens à Lua os trajes deverão ser capazes de suportar uma intensa semana de trabalhos e caminhadas lunares, mas também deverão ser projetados para resistirem às longas expedições que poderão durar até seis meses. Além disso, o equipamento deverá prover capacidades de proteção durante imprevistos de lançamento e pouso, como vazamentos e despressurização acidental da cabine, por exemplo.

Para satisfazer todas essas condições o Programa Constellation requer dois conjuntos diferentes de trajes espaciais. A Configuração-1 suportará os eventos dinâmicos envolvidos nas operações de lançamento e pouso, atividades de contigência intraveicular (IVA) durante os eventos críticos, eventos não previstos de despressurização dos compartimentos e possibilidades de atividades extraveiculares para operações de emergência.

A Configuração-2 será construída tendo como base a Configuração-1 e dará suporte à todas as operações na superfície da Lua. Durante os peparativos para os passeios lunares, os próprios astronautas construirão seus trajes, apenas substituindo os elementos da Configuração-1 com os componentes necessários às operações externas.


Constellation
O Projeto Constellation foi concebido para reforçar a presença dos EUA nas órbitas baixas e também permitir a construção de uma base lunar de apoio à exploração de Marte, já na primeira metade do século 21. O projeto é um avanço tecnológico e utiliza todo o conhecimento prático e teórico adquirido desde os primeiros vôos tripulados do Projeto Mercury, passando pelos vitoriosos Gemini e Apollo até chegar aos ônibus espaciais e estação espacial internacional.

O Projeto Constellation consta de três componentes principais: a espaçonave Orion, os foguetes Ares-1 e Ares-5 e do módulo lunar LSAM.

Artes: Configrações 1 e 2 do traje espacial. As configurações são alternadas pelos próprios astronautas e depende das atividades programadas. Crédito Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam" - Provérbio irlandês