Quinta-feira, 28 out 2010 - 09h02
Contagem regressiva: Deep Impact se aproxima do cometa Hartley 2
Na próxima semana, a sonda espacial norte-americana Deep Impact deverá se aproximar a apenas 700 quilômetros do cometa Hartley 2. Durante a visita, os instrumentos a bordo da nave registrarão bem de perto as erupções de gás, além de mapear a superfície do cometa. O objetivo é aumentar o conhecimento sobre esse astros e entender melhor como os planetas se formaram. Esta é a quinta vez que um cometa será observado tão de perto.
![]() Clique para ampliar As observações científicas do Hartley 2 começaram em 5 de setembro e agora, no dia 4 de novembro, a sonda fará sua aproximação máxima do cometa estimada para às 10h01 EDT. A missão deve começar na noite do dia 3 de novembro, 18 horas antes do momento da maior proximidade do núcleo do cometa. “Hartley 2 já proporcionou um grande show com algumas surpresas para a equipe científica da missão”, afirmou o integrante Mike A'Hearn da Universidade de Maryland, em College Park. "Esperamos mais do que o inesperado durante o encontro”, disse A'Hearn.
Durante a fase de encontro, todas as imagens captadas serão armazenadas na memória flash dos dois computadores de bordo. Sete horas depois, os computadores reorientarão a espaçonave, permitindo que a antena de alto-ganho aponte novamente para a Terra, mas sem que as câmeras percam a visão do núcleo cometário. ![]() Quando a antena estiver apontada corretamente, a Deep Impact fará o upload dos dados e imagens da aproximação, ao mesmo tempo em que novas imagens e informações continuarão a ser coletados. Segundo os engenheiros do JPL, Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa, o processo de download poderá levar diversas horas. De acordo com o cientista Mike A'Hearn, ligado à Universidade de Maryland, devido à forma como a memória interna é gerenciada, as imagens da aproximação máxima não chegarão à Terra em tempo real. "Só teremos as primeiras impressões de como o núcleo desse cometa difere do Temple 1 a partir das 5 primeiras cenas que chegarem", disse A'Hearn.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Quando o orgulho vai na frente, a vergonha e os danos vão atrás" - Provérbio francês -