Quarta-feira, 27 abr 2005 - 15h42

Contaminação da Terra já pode ser vista do espaço

" O astronauta russo Salizhan Sharipov e o seu colega americano Leroy Chiao afirmaram nesta quarta-feira em Moscou que durante os quase sete meses que ficaram a bordo da Estação Internacional (ISS) viram a elevada contaminação do planeta.

"É triste ver o que está ocorrendo na Terra. Era doloroso ver a fumaça das fábricas e a contaminação da natureza", disse Sharipov no primeiro encontro com a imprensa após retornar da ISS, em 25 de abril.

Junto com Sharipov e Chiao estava o italiano Roberto Vittori, astronauta da Agência Espacial Européia, que esteve oito dias na ISS e voltou com os dois astronautas no domingo passado na nave russa Soyuz TMA-5.

"Vimos a contaminação que a indústria produz. Notamos isso especialmente no sudeste asiático, onde a cortina de fumaça nos impedia de fotografar a região", destacou o russo.

Os astronautas afirmaram que a ISS está em boas condições e que todos os sistemas funcionam perfeitamente, com exceção do que produz o oxigênio para a estação.

Chiao e Sharipov, que integram a 10ª expedição permanente, e Vittori, que realizou a missão Eneida, afirmaram que durante as missões fizeram experimentos científicos, provas técnicas e observações geofísicas e astronômicas.

Os astronautas disseram que foram bem-sucedidas as experiências biológicas, como o cultivo de plantas no espaço, as pesquisas com caracóis e grilos e as provas de regeneração celular com platelmintos.

Dentro do programa de observações da Terra, os astronautas afirmaram que fracassou a tentativa de fotografar a Grande Muralha da China, porque da ISS se vê uma via que se confunde com a construção.

Os astronautas também contaram detalhes sobre as duas caminhadas espaciais, entre elas o lançamento que o russo fez de um microsatélite, lançado com a mão como se fosse uma bola.

O processo de reabilitação para Vittori será muito mais breve do que o de Sharipov e Chiao, que ficaram 193 dias no espaço, mas os três dizem que estão bem.

EFE

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam" - Provérbio irlandês