Quarta-feira, 18 jun 2008 - 19h56
Uma nova saída dos cosmonautas russos da Estação Espacial Internacional (ISS) está programada para o próximo dia 10 de julho.
O objetivo desta quinta saída ao espaço é examinar a nave Soyuz, que está acoplada à plataforma orbital. Os russos Sergei Volkov e Oleg Kononenko, passaram os últimos dias preparando suas roupas espaciais e acertando detalhes da caminhada com o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia.
Especialistas estão preocupados com o retorno dos tripulantes à Terra e os mecanismos do sistema que fazem com que a cápsula de aterrissagem se separe da Soyuz. Na última aterrissagem da nave, em abril deste ano, a cápsula espacial russa pousou a centenas de quilômetros do seu alvo, no Cazaquistão. Entre os cosmonautas, estava a primeira mulher coreana a ir ao espaço, Yi So-Yeon. Alguns consideraram a operação problemática e perigosa no momento da reentrada na atmosfera. A agência espacial russa Roscosmos revelou recentemente que a causa da aterrissagem descontrolada da Soyuz TMA-11 foi a separação inesperada de um dos módulos da nave. "Um dos mecanismos não funcionou e a separação dos módulos aconteceu no momento de ingresso na camada exterior da atmosfera terrestre, quando deveria ter acontecido antes", declarou um porta-voz da agência.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O vinho é o leite dos adultos" - Basançon -