Sexta-feira, 21 set 2012 - 11h27
Durante suas primeiras caminhadas na superfície marciana, o jipe-robô Curiosity encontrou diversos objetos interessantes e dignos de estudo. O mais recente é uma curiosa rocha em forma de pirâmide egípcia e que será o primeiro alvo de pesquisa do laboratório geológico marciano.
Clique para ampliar A pedra encontrada pelo Curiosity tem cerca de 40 cm de largura por 25 cm de altura e no momento de ser fotografada se encontrava a apenas 2.5 metros de distância do jipe-robô. Pelas características da imagem divulgada, a cena foi registrada por um dos pares de câmeras de navegação Navcam, um conjunto estereoscópico de sensores em preto e branco montados no topo do mastro do jipe e que têm a finalidade de prover suporte à navegação.
A pequena pirâmide marciana se localiza ao sul do equador do planeta, no interior da Cratera Gale, próximo a um lugar batizado de Glenelg. De acordo com nota divulgada pela Nasa, a rocha será o primeiro objeto a ser estudado pelo espectrômetro a bordo do jipe e será observado em detalhes pelo instrumento Mars Hand Lens Imager (MAHLI), capaz de fazer macrofotografias a apenas 2.3 centímetros de distância. O local onde foi encontrada a pirâmide é uma área de mistura de três tipos diferentes de terrenos o que segundo os pesquisadores de Marte pode resultar em achados bastante interessantes. Como em toda a missão que envolve Marte, o objetivo das análises é descobrir se o local oferece ou já ofereceu as condições ambientais adequadas ao desenvolvimento de forma de vida, especialmente microbiana.
A função da Navcam não é fazer fotos maravilhosas de Marte, mas fornecer dados tridimensionais que possam auxiliar na navegação do jipe-robô. Eventualmente, as imagens das Navcams podem ser colorizadas com base em dados fornecidas por outras câmeras.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Anarquismo é a única filosofia que leva o homem ao conhecimento de si mesmo" - Emma Goldman -