Segunda-feira, 24 jun 2019 - 11h53
Por Maria Clara Machado
Cientistas da NASA comemoram a mais nova observação em Marte! A Mars Curiosity acaba de detectar altos níveis de metano nunca antes observado no planeta vermelho.
Imagem capturada pela Curiosity Mars em 18 de junho de 2019. Crédito: Nasa/JPL-Caltech De acordo com a NASA, a novidade pode remeter a diversas hipóteses e uma delas seria a existência de organismos vivos em Marte. Neste caso, a grande quantidade de metano estaria sendo liberada pela vida microbiana no planeta, assim como acontece na Terra. A vida microbiana é uma importante fonte de metano na Terra, por isso é emocionante pensar o que pode haver no planeta vermelho.
Ainda assim, tudo exige cautela e a presença de altos níveis de metano também pode ser resultado das interações entre as rochas e água, analisam os cientistas. Outra possibilidade é que de o grande volume de metano tenha ficado preso profundamente no solo por anos e somente agora está vindo à tona. Estas seriam as principais suposições.
A Curiosity não tem instrumentos que possam dizer qual é a fonte do metano. "Com nossas medições atuais, não temos nenhuma maneira de dizer se a fonte de metano é biologia ou geologia, ou mesmo antiga ou moderna," afirma Paul Mahaffy, do centro de voos tripulados da NASA. Diante de tantas questões e entusiasmo com a recente descoberta, o fim de semana foi de trabalho! Novas análises dos dados e testes foram realizados pelos pesquisadores. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é um deus quando sonha e um indigente quando pensa" - Friedrich Holderlin -