Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Segunda-feira, 24 jun 2019 - 11h53
Por Maria Clara Machado

Curiosity detecta a maior quantidade metano já medido em Marte

Cientistas da NASA comemoram a mais nova observação em Marte! A Mars Curiosity acaba de detectar altos níveis de metano nunca antes observado no planeta vermelho.

Imagem capturada pela Curiosity Mars em 18 de junho de 2019. Crédito: Nasa/JPL-Caltech
Imagem capturada pela Curiosity Mars em 18 de junho de 2019. Crédito: Nasa/JPL-Caltech

De acordo com a NASA, a novidade pode remeter a diversas hipóteses e uma delas seria a existência de organismos vivos em Marte. Neste caso, a grande quantidade de metano estaria sendo liberada pela vida microbiana no planeta, assim como acontece na Terra.

A vida microbiana é uma importante fonte de metano na Terra, por isso é emocionante pensar o que pode haver no planeta vermelho.

Ainda assim, tudo exige cautela e a presença de altos níveis de metano também pode ser resultado das interações entre as rochas e água, analisam os cientistas. Outra possibilidade é que de o grande volume de metano tenha ficado preso profundamente no solo por anos e somente agora está vindo à tona. Estas seriam as principais suposições.

O que se sabe até agora
A Curiosity já detectou metano várias vezes ao longo da missão em Marte desde 2011, mas nada ainda é conclusivo. Os níveis de gás metano parecem subir e cair sazonalmente, segundo os pesquisadores. Também já foram notados picos repentinos de metano, mas não se sabe o motivo dos padrões sazonais.

A Curiosity não tem instrumentos que possam dizer qual é a fonte do metano. "Com nossas medições atuais, não temos nenhuma maneira de dizer se a fonte de metano é biologia ou geologia, ou mesmo antiga ou moderna," afirma Paul Mahaffy, do centro de voos tripulados da NASA.

Diante de tantas questões e entusiasmo com a recente descoberta, o fim de semana foi de trabalho! Novas análises dos dados e testes foram realizados pelos pesquisadores.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quando se procura muito o jeito de se fazer temer, sempre se encontra primeiro o de se fazer odiar" - Motesquieu