Terça-feira, 11 ago 2009 - 09h06
Os incêndios florestais na Europa já queimaram mais este ano em comparação a 2008. Estimativas do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS) mostram que o fogo consumiu até agora cerca de 200 mil hectares de terrenos na União Europeia, contra um total de 180 mil hectares no ano passado.
Clique para ampliar O EFFIS faz uma monitoração contínua do risco de incêndios florestais. Diariamente são utilizadas imagens de satélite para a elaboração de mapas de áreas afetadas por incêndios com uma extensão mínima de 40 hectares. Os danos provocados pelo fogo este ano já são superiores a 2008. A Espanha e a Itália foram os países mais atingidos principalmente em decorrência dos incêndios que ocorreram na segunda quinzena de julho. A França, a Grécia e Portugal também sofreram danos significativos.
Mesmo em março, foram registrados episódios de incêndio em Portugal e no noroeste da Espanha, resultado de condições climáticas extremas. O ar muito seco e fortes ventos contribuíram para espalhar o fogo por uma área estimada em 25 mil hectares. A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta segunda-feira imagens de satélite das Ilhas Canárias, na Espanha, onde é possível observar uma grande nuvem de fumaça de dois grandes incêndios florestais que atingiram La Palma. Os incêndios começaram no final de julho e devastaram em menos de uma semana cerca de três mil hectares. Aproximadamente 50 casas foram destruídas e quatro mil moradores evacuados. Os dois incêndios foram controlados na semana passada, quando algumas chuvas foram registradas na região.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Lágrimas de mulher: a mais poderosa força hidromotriz do mundo" - Alberto Frattini -