Segunda-feira, 28 mai 2007 - 10h50
Marte é o quarto planeta do sistema solar e durante um longo tempo esteve do outro lado do Sol, bem longe da vizinha Terra e dos olhos interessados dos observadores. Mas para felicidade geral, o planeta vermelho está de volta, se aproximando cada vez mais do nosso planeta.
Atualmente, Marte se encontra a 246 milhões de quilômetros de nós, mas essa distância vem diminuindo dia a dia e no dia 18 de dezembro deverá chegar a apenas 88 milhões de quilômetros, em um momento conhecido como oposição. Em termos astronômicos equivale dizer que Marte estará ali na esquina. Quando isso ocorrer, seu diâmetro aparente será de 15 arcos de segundo, três vezes maior do que aparenta atualmente.
Marte já é facilmente visível e pode ser observado a olho nu durante uma ou duas horas antes do nascer do Sol. Aparenta ser um ponto vermelho, mas um simples binóculo ou luneta já permitem distingui-lo como um disco avermelhado, de magnitude 0.99.
No dia 18 de dezembro, quando se aproximar ao máximo de nosso planeta, a magnitude de Marte será de -1.64, classificando o planeta como um dos objetos mais brilhantes do céu. Para aproveitar esse período de grande aproximação, a Nasa planeja lançar em agosto a sonda Phoenix Mars lander, que deverá chegar ao planeta em maio de 2008.
Um observador mais atento perceberá que a cada noite o planeta estará mais brilhante, até culminar em sua máxima aproximação em 18 de dezembro. Neste momento o planeta poderá ser visto por quase toda a noite, brilhando muito forte e revelando muito mais detalhes.
Marte tem um dia com tamanho parecida com o da Terra, e completa uma revolução ao redor do próprio eixo em 24 horas e 37 minutos. Sua temperatura varia entre -140 e 20 graus Celsius. A atmosfera marciana é composta de 95% de CO2. Artes: No topo, foto do planeta Marte feita pela sonda norte-americana Viking 1, em 22 de fevereiro de 1980, de uma perspectiva de uma altura de 2.500 quilômetros. Na seqüência vemos duas cartas celestes que mostram o planeta nos próximos dias e no dia 18 de dezembro, durante a máxima aproximação. Acima, cena do pôr-do-Sol em Marte, como captada pela sonda norte-americana Spirit, estacionada na cratera Gusev, no dia 19 de maio de 2005. Crédito NASA. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Todo indivíduo que aspira ao poder já vendeu a alma ao diabo" - Goethe -