Procure no Apolo11
Sexta-feira, 15 jun 2018 - 10h34
Por Rogério Leite

De olho no céu. Marte está se aproximando e vai brilhar muito!

Se você olhar para o quadrante oeste antes do nascer do Sol, verá um ponto alaranjado muito forte. É Marte, que está se aproximando da Terra e a cada dia fica mais luminoso. Seu brilho já é maior que qualquer estrela no céu e em breve brilhará muito mais!

Marte em Oposicao
Marte em Oposição

Há bilhões de anos, Marte e Terra giram ao redor do Sol. Marte tem uma orbita ligeiramente mais achatada e essa combinação de dinâmicas faz com que a cada 26 meses os dois planetas se aproximem um pouco mais um do outro.

Durante os momentos da máxima aproximação, as distâncias entre os dois planetas podem ficar realmente pequenas, da ordem de até 70 milhões de quilômetros, mas algumas vezes essa distância pode ser ainda menor.

Continua após a publicidade


No próximo dia 27 de julho, a distância entre a Terra e Marte será de apenas 57.7 milhões de quilômetros, a maior aproximação observada nos últimos quinze anos. Isso acontecerá devido a dois fatores muito especiais.

Localizacao do planeta Marte no Ceu de 15 de junho 2018
Localização do planeta Marte no Céu de 15 de junho 2018

O primeiro é o movimento de translação dos dois planetas, que a cada dois anos faz os objetos se aproximarem um do outro. O segundo é que essa aproximação coincidirá com a oposição de Marte justamente no instante do periélio, que é momento em Marte estará mais próximo do Sol, coma Terra posicionada entre os dois.

Toda essa combinação tornará o espetáculo visual ainda maior. Atualmente Marte já brilha na magnitude negativa de 1.6 e no dia 27 de julho estará ainda mais luminoso, na magnitude -2.7.


Aproximação Máxima
A maior aproximação entre Marte e Terra ocorreu em 27 de agosto de 2003, quando a distância mínima entre os dois planetas foi de apenas 56 milhões de km, a maior aproximação desde o Homem de Neandertal, há 60 mil anos. Uma aproximação como essa só ocorrerá novamente em 2287!


Veja Marte
Atualmente, Marte pode ser encontrado no céu desde o momento em que surge no leste, aproximadamente às 21h30 e durante toda a noite caminha pelo céu até o momento em que os primeiros raios de Sol ofuscam seu brilho. Esse período de tempo vai se ampliando e em pouco o Planeta Vermelho poderá ser visto até próximo ao horizonte, com o brilho máximo devido à proximidade.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -