Procure no Apolo11
Sexta-feira, 13 fev 2015 - 11h18
Por Rogério Leite

De tudo um pouco. E o Sol revela sua brutal energia!

Que o Sol é uma poderosa máquina natural, ninguém duvida. A cada segundo, nossa estrela converte milhões de toneladas de hidrogênio, produzindo maravilhosos efeitos visuais que podem ser contemplados aqui da Terra.

Sol, esta maquina maravilhosa!
Clique para ampliar

De acordo com a equação de massa-energia proposta por Albert Einstein, o Sol consome cerca de 4,26 milhões de toneladas métricas de hidrogênio a cada segundo, o que equivale à explosão de 91500000000 de megatoneladas de TNT. E isso há mais de 4.6 bilhões de anos!

Vistao da Terra, toda essa máquina parece trabalhar reservadamente e em silêncio, mas uma observação mais atenta através de telescópios especiais pode revelar que as coisas não são tão calmas assim, como podemos ver nesta cena registrada nesta manhã de sexta-feira, a partir de Vila Mariana, São Paulo.

Continua após a publicidade


Na imagem, vemos de tudo, um pouco. Gigantescas proeminências saltam do limbo da estrela enquanto grupos solares em desenvolvimento e filamentos gigantescos salpicam a bola gasosa.

O longo filamento no oeste solar (parte inferior direita), que já chegou a medir mais de 700 mil km de extensão ao longo da semana, praticamente ganha vida ao avançar pelo limbo estelar na forma de uma grande proeminência com quase 50 mil km de altura.


Na borda nordeste (a parte superior esquerda do disco) o destaque fica por conta de uma enorme estrutura em forma de árvore, formada por hidrogênio aquecido a 10 mil kelvin.

Compare o tamanho da proeminência com o tamanho da Terra, a bolinha verde plotada à esquerda. Uma estimativa grosseira revela que a feição tem mais de 100 mil km de altura e está prestes a cair novamente sobre a cromosfera na forma de uma verdadeira tormenta de plasma incandescente.


Artes: No topo, imagem capturada no comprimento de onda H-alpha pelo observatório Apolo11 em 13 de fevereiro de 2015. Acima, vídeo levado ao ar ao vivo em 12 de fevereiro, onde o Apolo11 explica um pouco sobre as feições solares. Crédito: Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -