Quinta-feira, 20 jun 2013 - 11h01
Por Rogério Leite
Batizada popularmente como Superlua Cheia, o fenômeno acontece uma vez por ano e faz a Lua parecer maior e mais brilhante como de costume. Apesar de não ser possível ver a marca da bota que Neil Armstrong deixou lá em 1969, o espetáculo é único e vale a pena dar uma olhada no céu.
A Lua dá uma volta aparente na Terra a cada 29.5 dias e se tudo fosse perfeito, a superlua nunca existiria. Acontece que a orbita da Lua ao redor do nosso planeta não é um círculo perfeito, mas uma elipse, o que faz com que o astro se distancie ou se aproxime da Terra de modo irregular ao longo do ano. Essa irregularidade do shape tem dois pontos máximos, chamados perigeu e apogeu lunar. Durante o apogeu, a distância média da Terra à Lua é de 405.696 km, enquanto no perigeu essa distância cai para 363.104 km. Anomalias gravitacionais fazem com essas distâncias médias variem um pouco, produzindo perigeus e apogeus diferentes ao longo do ano, alguns deles bastante perceptíveis visualmente, principalmente quando a Lua está na fase cheia.
É exatamente isso o que vai acontecer no final de semana.
As superluas também têm efeitos físicos aqui na Terra, uma vez que a maior aproximação produz marés mais fortes que as habituais, mas nada que fuja dos padrões habituais já conhecidos.
Em boa parte do Brasil o astro nasce próximo às 17h00 de sábado e se põe instantes antes do perigeu às 06h00 da manhã de domingo, permanecendo no céu durante toda a madrugada de sábado. Isso torna a Lua um excelente alvo do céu noturno para os amantes das baladas de final de semana, afinal, quem é que não gosta de voltar pra casa vendo a Lua Cheia bem grande se pondo no horizonte? Mesmo se você não puder ver a Lua depois da balada ou de algum outro lugar, não se preocupe. No domingo o astro nasce próximo das 18h00 e ainda será possível vê-lo maior e mais brilhante que o de costume. Não perca. Bons céus!
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O erro é inerente ao ser humano. O que importa é não passar da cota diária" - Jonh Nigro -