Procure no Apolo11
Quinta-feira, 14 dez 2006 - 11h03

Depois de contatempos, NASA ativa novos painéis solares

A Nasa, Administração Nacional para a Aeronáutica e Espaço, dos EUA, confirmou hoje que os astronautas da missão STS-116 do ônibus espacial Discovery abandonaram a tentativa de dobrar um dos painéis solares, que há mais de 6 anos anos alimenta os circuitos da Estação Espacial Internacional.

O objetivo seria dar espaço à estrutura SARJ, um novo conjunto de suportes rotatórios a ser anexado aos segmentos P3 e P4, instalados em setembro pela tripulação da missão STS-115.

Os engenheiros da NASA já haviam previsto a dificuldade em dobrar o painel. Segundo fontes envolvidas na operação, a tarefa seria similar a tentar dobrar um mapa e recolocá-lo em sua embalagem original. "Não é tão simples como parece e até agora isso nunca tinha sido realizado na ausência de gravidade", declarou um dos engenheiros.

Mesmo sem dobrar o painel, os astronautas conseguiram instalar o novo suporte. O arranjo SARJ (Solar Alpha Rotary Joint) é uma espécie de rotor que permitirá que os novo painéis solares rastreie o Sol, gerando a máxima quantidade possível de energia.

Continua após a publicidade


A ativação do instrumento ocorreu na noite de ontem (23h40 hora de Brasília) após uma série de pequenos contratempos. Alguns minutos depois o centro de controle da missão, MCC, em Houston, notificou aos astronautas que os painéis já estavam operando e rastreando o Sol.

As próximas tarefas dos astronautas Robert Curbeam e Christer Fuglesang será montar uma nova estrutura de cabos para aproveitar a energia elétrica proporcionada pelos painéis solares. Concluída a etapa, deverão acrescentar um novo módulo à estrutura central da ISS.

Foto: Concepção artística da ISS mostra a atual disposição conjunto e dos novos painéis solares.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -