Procure no Apolo11
Domingo, 16 dez 2007 - 18h36

Depois de quatro tentativas, foguete VS30 é lançado em Natal

A Agência Espacial Brasileira lançou com sucesso neste domingo, o foguete VS30. Ele foi lançado às 06h15 (horário local) do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Natal. O vôo durou 9 minutos e 25 segundos até o impacto no mar, após atingir 121 km de altitude. O vôo foi considerado perfeito pelos coordenadores da operação.

Esse é o primeiro foguete lançado em parceria Brasil e Argentina, na Operação Angicos, criada em 1998. O foguete levou ao espaço equipamentos de teste de gerenciamento de medidas de vôo. Foi embarcado um modelo de GPS que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Continua após a publicidade


A carga útil do foguete caiu no mar nas proximidade de Baía Formosa, no litoral sul potiguar. O material foi localizado por uma aeronave da FAB e recuperado por helicópteros do Grupo de Aviação de Manaus, com mergulhadores do Instituto de Aeronáutica e Espaço a bordo.

O rastreio e a transmissão de dados da carga útil funcionou perfeitamente, comemorou o coordenador da carga-útil e chefe da equipe argentina, Roberto Oscar Yasielski.

As outras quatro tentativas para lançar o foguete, ocorridas entre quarta-feira e este sábado foram mal sucedidas devido a velocidade do vento.

O VS30 pesa 1500 quilos e mede 8 metros de altura. A carga útil do foguete era de 242 kg. Esse foi o sétimo VS30, fabricado em São José dos Campos, que foi ao espaço.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -