Domingo, 11 jun 2006 - 16h51
Depressão se fortalece e Alberto é a primeira tempestade da temporada
Às 12h00 da manhã deste domingo(Hora de Brasília), o Centro Nacional de Furacões do Estados Unidos, NHC, localizado em Miami, confirmou que a depressão tropical número 1 ganhou força sobre as águas quentes do golfo do México e se tornoua primeira tempestade tropical da temporada de furacões de 2006.
![]() Alberto, como foi batizada a tempestade, já apresenta ventos sustentados de 75 km/h com rajadas atingindo 102 km/h e de acordo com o NHC, pode se fortalecer ligeiramente nas próximas 24 horas. Em seu boletim número 6, o NHC informou que o centro da tempestade se localiza sobre as coordenadas 23.9 N e 88.1 Oeste, aproximadamente a 645 km a oeste de Key Oeste, uma das diversas ilhas ao Sul da Flórida.
Modelos numéricos de previsão(acima)gerados em supercomputadores, sugerem que Alberto deve atravessar o Estado da Flórida e seguir em sentido nordeste nos próximos dias, margeando a costa leste americana. De acordo com o NHC, neste momento a tempestade se movimenta a 15 km/h em sentido noroeste e um giro em sentido norte está previsto de ocorrer ainda hoje. Alberto deve produzir intensas chuvas no oeste de Cuba e massivos temporais sobre a península da Flórida, que em algumas localidades podem atingir mais de 200 milímetros de precipitação. Dados coletados por aviões caça-furacões indicam que a pressão barométrica no centro da tempestade é de 1004 hPa (hecto-pascais). Veja abaixo os nomes dos furacões e tempestades previstas para essa temporada:
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Nós amamos nossa pátria não porque ela seja forte ou rica, mas por ser a que temos" - Autor desconhecido -