Terça-feira, 24 fev 2009 - 12h32

Desastre Ecológico: Chuva esvazia Lago da Aclimação em SP

O temporal que caiu sobre a capital paulista na tarde desta segunda-feira (24/02) rompeu o sistema de circulação da água do lago do Parque da Aclimação, na região central da cidade. Em apenas uma hora, entre às 16h30 e 17h30, toda a água do lago que tem 33 mil metros quadrados, vazou para a tubulação interligada ao sistema que deságua no rio Tamanduateí.

A força da água levou peixes, cisnes, gansos e tartarugas que nadavam no lago, resultando no pior desastre ecológico da história na região.

De acordo com o Departamento de Parques e Áreas Verdes da Cidade São Paulo, o problema ocorreu com o rompimento da base de sustentação do vertedouro do lago, que controla o nível da água que escorre pelo córrego Pedra Azul.

As imagens impressionam moradores e frequentadores do Parque. "Moro aqui há mais de 30 anos e nunca vi um negócio desse", afirmou Márcia de Oliveira, moradora da Aclimação.

A extensão do desastre ecológico está sendo avaliada, assim como a elaboração de um plano para obras emergenciais, que deverá ficar sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Obras.

O Parque da Aclimação foi fundado em 1939 e é um dos principais parques da cidade de São Paulo.

Fotos: No topo, patos que restaram no Parque. A maior parte foi resgatada e levada ao parque do Ibirapuera, próximo à região. No centro, panorâmica mostra o lago completamente esvaziado. Acima, técnico da prefeitura inspeciona o vertedouro que rompeu e dragou a água do lago. Créditos: Rogério Leite/Apolo11.com

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam" - Provérbio irlandês