Quarta-feira, 17 set 2008 - 12h22

Descoberta: telescópio Gemini Norte capta imagem de novo planeta

Cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, divulgaram a primeira fotografia já feita de um possível planeta girando em torno de uma estrela semelhante ao Sol.

O astro foi captado pelo telescópio Gemini Norte, no Havaí, e seria o primeiro planeta registrado fora do Sistema Solar.

1RXS J160929

A estrela “1RXS J160929” está a uma distância 500 anos-luz da Terra. Os astrônomos calculam que o planeta tem oito vezes a massa de Júpiter e a temperatura estimada em 1.500ºC.

“A presença de um planeta a essa distância da estrela representa, segundo os autores da descoberta, um desafio aos modelos científicos sobre a formação de planetas”.

Até agora, os únicos planetas fora do Sistema Solar fotografados não estão presos gravitacionalmente a nenhuma estrela ou orbitam uma categoria específica de estrela de pouco brilho.

Os trabalhos de observação continuarão por mais dois anos até confirmar se o objeto fotografado está realmente preso à gravidade da estrela.

A descoberta do novo planeta é parte de um levantamento de mais de 85 estrelas jovens, formadas a cerca de 5 milhões de anos.

Foto: Planeta girando em órbita da estrela 1RXS J160929. Crédito: Universidade de Toronto.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel