Terça-feira, 27 out 2009 - 14h50

Descoberto o mais distante aglomerado galáctico do Universo

Um grupo internacional de astrônomos anunciou esta semana a descoberta do mais distante aglomerado de galáxias já descoberto. Batizado de JKCS041, o objeto foi encontrado a 10.2 bilhões de quilômetros de distância e sua luz levou três quartos da idade do Universo para chegar até nós.


Clique para ampliar

A descoberta do objeto foi possível graças à combinação de dados de diversos telescópios espaciais, em especial do Observatório de Raios-X Chandra, operado pela Nasa. Antes de sua descoberta, o mais distante aglomerado galáctico estava a 9 bilhões de quilômetros da Terra.

De acordo com Stefano Andreon, ligado ao Instituto Nacional de Astrofísica de Milão, esse objeto se encontra muito próximo da distância limite esperada para um aglomerado de galáxias. "Não acreditamos que a gravidade possa trabalhar rápido o suficiente para produzir aglomerados muito antes disso", explicou o cientista.

Aglomerados galácticos são os maiores objetos existentes no Universos que se mantêm coesos devido à atração gravitacional. No entender de Andreon, a descoberta de uma estrutura tão grande nos estágios iniciais do Universo deverá revelar informações fundamentais sobre a evolução cosmológica.

JKCS041 se encontra na constelação de Cetus e foi detectado pela primeira vez em 2006 através de observações no espectro infravermelho feitas a partir do telescópio terrestre da Universidade do Reino Unido.


Foto: Aglomerado galáctico JKCS041, como registrado pelo telescópio Chandra, de raios-x e outros telescópios operando no espectro visível. Crédito: X-ray: NASA/CXC/INAF/S.Andreon et al Optical: DSS, ESO/VLT

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Ler é entrar num continente que já foi percorrido por uma quantidade de pessoas antes, mas que continua virgem, de uma certa maneira" - José Saramago