Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Segunda-feira, 22 jul 2013 - 10h32
Por Rogério Leite

Diga xiiiis: Sonda Cassini fotografa a Terra a 1.45 bilhão de km

Quando você olha para Saturno através de um telescópio, a primeira coisa que chama a atenção são os anéis e luas as que orbitam o planeta. Lá em Saturno as coisas não são muito diferentes e um telescópio apontado para a Terra também revelaria que nossa Lua é tão linda como as dele!

Sonda Cassini fotografa a Terra
Clique para ampliar

A imagem acima foi registrada na última sexta-feira, 19 de julho, pela sonda interplanetária Cassini, da NASA, quando o engenho estava a 1.45 bilhão de km de distância da Terra. A cena retrata o nosso planeta azul visto de dentro da orbita de Saturno. A Terra é o objeto extremamente brilhante no centro da imagem, com a Lua orbitando no canto inferior esquerdo.

A cena mostrada não sofreu qualquer tipo de processamento e revela, além da Terra e da Lua, uma série de pontinhos brilhantes que à primeira vista podem parecer estrelas, mas que na verdade não passam de raios cósmicos que atingiram o sensor do telescópio da Cassini no momento da exposição.

Galera acena para o planeta Saturno
Clique para ampliar

Atendendo a um pedido da Nasa, milhares de pessoas em todo o mundo acenaram e tiraram fotos do gigante gasoso, que registrou o planeta Terra entre às 18h27 e 18h42 pelo horário de Brasília. Se você foi um dos que fizeram "xis" neste dia, aí está o resultado!


Fotos: No topo, imagem da Terra e da Lua feita pela sonda Cassini a 1.45 bilhões de km de distância. Acima, engenheiros da missão Cassino e visitantes do JPL, Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, responsável pela missão, acenam para Saturno no momento da foto. Créditos: Nasa/JPL, Apolo11.com.
roger







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"É necessário sempre esperar quando se está desesperado e duvidar enquando se espera" - Flaubert