Procure no Apolo11
Domingo, 01 jun 2008 - 18h44

Discovery: Espuma isolante se desprendeu na decolagem

O ônibus espacial Discovery, com sete astronautas a bordo, aproximou-se neste domingo da Estação Espacial Internacional (ISS). A nova missão vai dar continuidade a montagem do laboratório japonês Kibo, além de deixar um novo tripulante na estação e fazer reparos no único banheiro do local, que apresentou problemas nos últimos dias.

A nave partiu neste sábado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para uma missão de 14 dias e está prevista para chegar à ISS nesta segunda-feira.

Continua após a publicidade


Durante, a decolagem, o Discovery perdeu pelo menos cinco pedaços de espuma isolante de seu tanque de combustível. O mesmo problema aconteceu durante a viagem do ônibus espacial Columbia, em 2003, quando na ocasião sete astronautas morreram.

Os detritos perdidos durante o lançamento do Discovery estão sendo analisados, mas segundo a chefia de operações espaciais da Nasa, não há motivo para preocupação. Em dois anos, "a Nasa trabalhou para adaptar o tanque de combustível a fim de minimizar os fragmentos que se desprendem durante a decolagem e acrescentou um conjunto de ferramentas de inspeção para verificar se ocorreram danos após a decolagem".

A agência espacial americana explicou que os pedaços de espuma que se descolam são muito pequenos e se separam tarde demais durante a ascensão do ônibus para causarem danos. À medida que o ônibus ascende, há menos atmosfera para carregar detritos e menos energia para estes causarem impactos à nave.

Uma das ferramentas de inspeção se encontra na ISS e deverá ser usada pela tripulação do Discovery. Neste domingo, os astronautas iniciaram uma inspeção limitada das asas e do cone frontal da nave, usando uma câmera presa ao final do braço robótico do ônibus, de 15 metros de comprimento.

Uma inspeção mais completa está prevista para mais tarde durante a missão.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -