Quarta-feira, 11 jun 2008 - 08h50

Discovery: Tudo pronto para o retorno à Terra!

O ônibus espacial Discovery se desacoplou da Estação Espacial Internacional, ISS, dando início aos procedimentos de retorno à Terra. O evento ocorreu às 08h42 pelo horário de Brasília e foi retransmitido ao vivo pelo Apolochannel.

Antes de se posicionar definitivamente para a viagem de volta, a nave ainda fez algumas manobras ao redor da ISS para filmá-la e tirar fotos.

Os sete astronautas do Discovery se despediram ontem (terça-feira, 10) de seus três colegas da ISS. Após isso a escotilha do ônibus foi travada às 23h42.

Ainda hoje a tripulação deverá inspecionar as proteções térmicas da borda das asas e da frente do ônibus espacial com a ajuda do braço mecânico da nave, em busca de eventuais danos causados por algum impacto durante a subida do Discovery.

A missão teve duração de 10 dias em órbita e teve como principal objetivo a instalação final do módulo pressurizado do laboratório japonês Kibo na ISS.

Segundo o cronograma da Nasa, o Discovery deve aterrissar no próximo sábado, às 12h14, na pista do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). Como das vezes anteriores, a operação será transmitida pelo Apolochannel, que retransmite a TV da Nasa.

Foto: Ônibus Espacial Discovery em manobra ao redor da ISS após o desacoplamento. Observe o braço robótico da nave. Crédito: Nasa/Nasa-TV.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron