Sexta-feira, 13 jun 2008 - 18h10

Discovery aterrisa neste sábado após objeto estranho ser detectado

A agência espacial americana comunicou nesta sexta-feira, 13 de junho, que os astronautas do Discovey detectaram um objeto em órbita atrás do ônibus espacial, e uma saliência sobre um aerofólio de estabilização da nave. A equipe não conseguiu identificar o objeto, mas a Nasa afirma que ele não apresenta risco para o ônibus espacial e seus tripulantes, durante a aterrissagem do Discovery que está prevista para este sábado.

Os técnicos da agência no Centro Johnson, de Houston, no Texas, analisaram as fotografias tiradas pelos astronautas e concluíram que o objeto não representa uma ameaça para a segurança da nave.

O objeto tem entre 30 e 45 centímetros e foi notado depois que os foguetes propulsores da nave foram acessos.

"Não se considera que isto seja um assunto crítico", declarou o porta-voz da Nasa, Rob Navias. "Até agora não parece que seja motivo de preocupação para o retorno seguro dos astronautas, amanhã, ao Centro Espacial Kennedy", acrescentou Navias.

Os astronautas também notaram uma pequena protuberância na cauda da nave, mas os técnicos da missão também acham que isso não é um problema. A reentrada na atmosfera terrestre, eleva por atrito, as temperaturas para mais de 2 mil graus Celsius no exterior do ônibus espacial. As áreas críticas para esse atrito são a parte de baixo da nave e a borda dianteira das asas, que estão recobertas por milhares de painéis de proteção térmica.

Se tudo correr dentro do previsto, os sete astronautas do Discovery iniciam a preparação para deixar a órbita neste sábado às 07h12, no horário de Brasília. Quatro horas depois serão acessos os foguetes e a nave atraída pela gravidade da Terra, começará a descer em direção à atmosfera. A aterrissagem na pista do Centro Espacial Kennedy de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), está prevista para às 12h15 pelo horário de Brasília.

Como das vezes anteriores, toda a operação será acompanhada pela Nasa TV e retrasmitida ao vivo pelo Apolo11.

Foto: Astronauta Karen Nyberg observa a Terra através da janela do laboratório japnês Kibo, anexado à Estação Espacial Internacional. Crédito: Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy