Procure no Apolo11
Segunda-feira, 25 jul 2005 - 20h49

Discovery pode ser lançado mesmo com problema

Os engenheiros se apressaram para resolver a falha, já que a atual janela de oportunidade para o lançamento vai até 31 de julho.

A missão do Discovery rumo à Estação Espacial Internacional é a primeira do gênero desde a explosão que resultou na perda do Columbia e sua tripulação em fevereiro de 2003.

"Realizamos todas as checagens que acreditamos poder fazer", disse Wayne Hale (foto), vice-diretor do programa de ônibus espaciais.

Defeito
Mike Griffin, administrador da Nasa, disse que seria bom se o problema voltasse a surgir em testes de contagem regressiva, para que os engenheiros possam solucionar de uma vez por todas o defeito.

Continua após a publicidade


A tentativa de lançamento foi suspensa em 13 de julho quando um dos quatro sensores dos motores não funcionou durante um teste.

Esses sensores servem para medir a quantidade de combustível nos tanques externos do Discovery e acionar um dispositivo que desliga os motores quando há pouco combustível restante.

Os engenheiros decidiram ligar os fios entre os sensores de número 2 – que falhou da outra vez – e número quatro, de forma a isolar o problema. Caso percebam um problema em um desses sensores, eles seriam capazes de contornar o problema para poder levar assim mesmo a nave ao espaço.

Entretanto, caso um problema imprevisto apareça nos outros sensores, a Nasa terá de abortar novamente o lançamento.

Wayne Hale disse numa entrevista coletiva que "ainda estamos enfrentando um pouco os fantasmas do Columbia, então queremos ter certeza de que faremos tudo certo agora".

A agência espacial dos Estados Unidos marcou o lançamento do Discovery para esta terça-feira às 10h39 (horário local na Flórida, 11h39 em Brasília).

A missão de 12 dias servirá para levar peças e estoques de alimentos e outros artigos necessários para a tripulação da Estação Espacial Internacional.

Os astronautas também terão entre suas tarefas testes dos novos mecanismos de segurança desenvolvidos após o desastre da Columbia.


Assista ao vivo !
Para que você não perca nenhum momento deste lançamento, o Apolo11 irá retransmitir ao vivo, direto da NASA, todos os preparativos e lançamento da Discovery. Basta acessar https://www.apolo11.com/nasatv.php !

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -