Segunda-feira, 25 jul 2005 - 20h49
Discovery pode ser lançado mesmo com problema
Os engenheiros se apressaram para resolver a falha, já que a atual janela de oportunidade para o lançamento vai até 31 de julho.
A missão do Discovery rumo à Estação Espacial Internacional é a primeira do gênero desde a explosão que resultou na perda do Columbia e sua tripulação em fevereiro de 2003. "Realizamos todas as checagens que acreditamos poder fazer", disse Wayne Hale (foto), vice-diretor do programa de ônibus espaciais.
A tentativa de lançamento foi suspensa em 13 de julho quando um dos quatro sensores dos motores não funcionou durante um teste. Esses sensores servem para medir a quantidade de combustível nos tanques externos do Discovery e acionar um dispositivo que desliga os motores quando há pouco combustível restante. Os engenheiros decidiram ligar os fios entre os sensores de número 2 – que falhou da outra vez – e número quatro, de forma a isolar o problema. Caso percebam um problema em um desses sensores, eles seriam capazes de contornar o problema para poder levar assim mesmo a nave ao espaço. Entretanto, caso um problema imprevisto apareça nos outros sensores, a Nasa terá de abortar novamente o lançamento. Wayne Hale disse numa entrevista coletiva que "ainda estamos enfrentando um pouco os fantasmas do Columbia, então queremos ter certeza de que faremos tudo certo agora". A agência espacial dos Estados Unidos marcou o lançamento do Discovery para esta terça-feira às 10h39 (horário local na Flórida, 11h39 em Brasília). A missão de 12 dias servirá para levar peças e estoques de alimentos e outros artigos necessários para a tripulação da Estação Espacial Internacional. Os astronautas também terão entre suas tarefas testes dos novos mecanismos de segurança desenvolvidos após o desastre da Columbia.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"O Primeiro de Abril é o dia que nos lembra o que somos nos outros 364 dias" - Mark Twain -