Terça-feira, 21 fev 2006 - 10h04
Em busca por vida extraterrestre, cientistas podem tentar captar transmissões de rádio feitas por outras civilizações, ou detectar planetas semelhantes à Terra, em órbita de estrelas próximas.
Cada abordagem tem suas dificuldades, e ambas dependem da escolha dos alvos mais promissores. A astrônoma Margaret Turnbull, que se devotou a buscar estrelas que possam manter zonas habitáveis, anunciou sua lista de principais candidatas na reunião deste ano da Associação Americana para o Progresso da Ciência. De um catálogo inicial de 17.129 sistemas estelares habitáveis publicado em 2003, Turnbull selecionou dez que considera os melhores, com base em uma série de critério de seleção. Durante a reunião foram apresentados cinco fortes candidatos para sinais de rádio de uma civilização inteligente - a especialidade da Busca por Inteligência Extraterrestre, ou SETI - e cinco candidatos para os que tentam detectar planetas semelhantes à Terra. Os critérios da astrônoma são baseados "puramente nas características das estrelas em si". Vários, por exemplo, relacionam-se à idade. As estrelas selecionadas teriam de ter mais de 3 bilhões de vida e velhas o bastante para a formação de planetas e o surgimento de vida.
A principal candidata para abrigar uma civilização avançada, segundo Turnbull, é Beta CVN, uma estrela semelhante ao Sol a cerca de 26 anos-luz de distância, na constelação de Canes Venatici. Foto: Grande Nuvem de Magalhães, pequena galáxia próxima à Via-Lactea. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Todo indivíduo que aspira ao poder já vendeu a alma ao diabo" - Goethe -