Sábado, 30 nov 2013 - 17h30
Por Rogério Leite
A China dará mais um importante passo em seu programa espacial. Neste domingo o país lançará sua primeira nave robótica que pousará na Lua, quebrando um jejum de 37 anos desde que a sonda russa Luna 24 ali desceu em 1976. Clique para ampliar O lançamento da nave Chang'e 3 está previsto para as 15h30 BRT (horário de Brasília) e será feito a partir de um foguete do tipo Longa marcha 3B que partirá do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na região de Sichuan, no centro do país.
Se tudo correr como o previsto, a missão deverá pousar na Lua no dia 14 de dezembro na região de Sinus Iridum, uma grande planície de lava basáltica de 236 km de diâmetro localizada no hemisfério norte da Lua, sobre as coordenadas 44.1° N, 31.5° W.
Uma vez na superfície, uma espécie de guincho robótico colocará o jipe-explorador, situado no topo do módulo, na superfície da Lua, onde iniciará a sua missão de prospecção. Segundo a agência espacial chinesa, o robô não deverá se deslocar além de 10 km do local do pouso.
Outro experimento pioneiro será a observação da ionosfera terrestre no comprimento de onda de 30.4 nanômetros, na região do ultravioleta. O objetivo será monitorar os efeitos do clima espacial, atividade solar, campo magnético terrestre e choque de partículas carregadas contra a ionosfera da Terra. O jipe também fará experimentos inéditos. Um deles será a observação do solo lunar a uma profundidade superior a 30 metros através de um radar de última geração. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Dois cachorros podem matar um leão" - Provérbio -