Segunda-feira, 14 set 2015 - 09h35
Por Rogério Leite

Drone inflável é a nova aposta para exploração do Sistema Solar

Pesquisadores estadunidenses propuseram à NASA uma forma inusitada de explorar o planeta Vênus. Ao invés de veículos tradicionais, que mal suportariam a pressão e temperatura do planeta, seria enviado um drone inflável, que voaria sobre a atmosfera do planeta.

VANT - Drone Inflável em Vênus
Clique para ampliar

Para que essa nova abordagem dê resultados, os pesquisadores projetaram um drone inflável e incrivelmente leve, de menos de 500 quilos. Segundo os engenheiros, o veículo teria um preço de construção extremamente barato e poderia ser construído em tempo recorde.

Batizado de VAMP (Venus Atmospheric Maneuverable Platform ou Plataforma Venusiana Atmosférica Manobrável), o veículo poderia operar por cerca de um ano antes que o gás em seu interior termine.

De acordo com as empresas Northrup Grumman e L'Garde, que apresentaram a proposta à NASA, a ideia é usar uma nave tradicional que levaria o VAMP até a alta atmosfera de Vênus. Preso por cabos à nave-mãe, o drone seria preenchido com hidrogênio e em seguida solto para voar na atmosfera em uma altitude que basicamente dependeria da carga levada.

VANT - Drone Inflável em Vênus - Rasante na alta atmosfera

Pelo projeto, os motores do VAMP seriam alimentados por painéis solares pelo calor produzido por um pequeno reator nuclear a bordo. Durante a noite, o engenho faria uso de sua envergadura de 151 metros e voaria como um planador. Como a velocidade do vento venusiano é bastante elevada, a equipe de projetistas calcula que seria possível uma volta no planeta a cada seis dias. Durante a missão, o drone poderia ser comandado da Terra por meio de sinais retransmitidos através da nave-mãe.

O objetivo da missão proposta seria entender melhor a atmosfera de Vênus, que muitos sugerem ser semelhante ao que aconteceria se a Terra sucumbir ao fenômeno do Aquecimento Global.

Se for bem sucedida, com quase certeza novas missões com drones com seriam repetida em Marte ou em luas de Saturno, o que ofereceria uma abordagem totalmente nova para estudar outros planetas do Sistema Solar.


Artes: No topo, concepção artística mostra o drone VANT sendo abastecido ainda na alta atmosfera do planeta. Acima, proposta de um possível voo de exploração em grande altitude. Créditos: Northrup Grumman e L'Garde, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe