Procure no Apolo11
Quarta-feira, 20 jun 2007 - 10h56

ESA procura voluntários para viagem simulada a Marte

Se o seu sonho é ser um astronauta e ir a Marte, então prepare-se. A agência espacial Européia está recrutando voluntários para uma das mais difíceis experiências rumo à conquista do planeta vermelho. A viagem será feita em um simulador durante 17 meses e neste tempo os "astronautas" ficarão isolados dentro de módulos, instalados no Instituto de Pesquisas de Moscou.

Durante o tempo de simulação, os voluntários perderão completamente o contato direto com o mundo exterior e só serão capazes de se comunicar através de rádio com atraso de 40 minutos. Esse é o tempo que uma mensagem leva para chegar até Marte.

No período de simulação, o grupo composto de seis membros sofrerá situações de emergência simulada, além de efetuar trabalhos rotineiros e diversos experimentos. A tripulação será sujeita a um isolamento e clausura extremos e devido ao pequeno espaço de convivência, de 550 metros cúbicos, estão previstos problemas de convivência e até mesmo brigas.

Continua após a publicidade


A alimentação dos astronautas será à base de suprimentos desidratados, da mesma forma que hoje é feita pela tripulação da Estação Espacial Internacional. O objetivo da simulação será estudar as reações e possibilidades de uma longa viagem tripulada a Marte, prevista pela ESA para acontecer em 2025 e pelos russos em 2015.

Os homens e mulheres escolhidos terão de tomar conta de si próprios durante quase dois anos ao longo da viagem de ida e volta. A sua sobrevivência estará em suas próprias mãos, e deverão confiar no trabalho de centenas de engenheiros e cientistas na Terra.


Tripulação
Dos seis membros escolhidos, quatro serão russos e dois europeus, mas a agência não descarta a possibilidade de vir a contratar voluntários de outros países, inclusive da América do Sul. Como é necessária uma equipe de emergência a postos, no total serão contratados 12 voluntários.

Antes da simulação definitiva, serão efetuadas duas prova de 105 dias, no início e final de 2008. A simulação completa será feita provavelmente no início de 2009. Segundo informações oficiais da ESA, o processo de seleção será similar ao feito pelos astronautas da agência, mas ao invés de dar maior destaque aos aspectos físicos, dará maior ênfase às condições psicológicas e resistência ao estresse.

Apesar de voluntários, os participantes receberão 120 euros pelo trabalho diário e quem quiser se habilitar poderá fazer as inscrições diretamente no site da ESA.

Arte: Concepção artísitica feita pela agência espacial européia mostra astronauta descendo na superfície do planeta vermelho.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -