Quinta-feira, 12 fev 2009 - 09h00

ESA prolonga missões espaciais em Marte e Vênus

A Agência Espacial Européia (ESA) anunciou que vai prolongar três das suas missões espaciais de observação até o final deste ano.

São elas as missões de Marte (Mars Express), Vênus (Venus Express) e ainda do campo magnético terrestre (Cluster).

A Cluster é a mais antiga, formada por quatro satélites lançados no ano 2000. A missão já foi prolongada duas vezes e seus dados ajudam na elaboração de um mapa da magnetosfera que envolve a Terra.

Um pouco mais recente, a sonda Mars Express, foi lançada em junho de 2003 e estuda a atmosfera e a superfície do planeta vermelho. As imagens de paisagens marcianas chegam até nós em três dimensões e já possibilitou inúmeras descobertas, como a existência de gelo no subsolo do planeta.

E por último, a Venus Express, lançada em 2006, analisa a atmosfera do planeta de mesmo nome. A sonda obteve pela primeira vez uma imagem tridimensional de Venus. A missão já havia sido prolongada uma vez.

Arte: A sonda Venus Express, que teve sua missão prolongada, foi a primeira missão a registrar cenas de Vênus em três dimensões.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy